Matrículas 2025/2026

Bem-vindo/a ao Politécnico de Setúbal

Parabéns! O teu talento abriu as portas a esta nova etapa no Politécnico de Setúbal. 
Aqui, vais encontrar espaço para crescer e deixar a tua marca no mundo.

Agora, está na hora de efetuar a matrícula e começar a viver uma das experiências mais marcantes na tua vida.

Calendário

  • Reingresso, Reinscrição, Mudança de Regime, Mudança de Ramo

    CTESP, LICENCIATURAS, MESTRADOS OU PÓS-GRADUAÇÕES

    1.º Momento: 16 a 23 de julho de 2025
    Vagas sobrantes do 1.º Momento: 29 a 31 de julho de 2025

    2.º Momento: 10 a 12 de fevereiro de 2026
    Vagas sobrantes do 2.º Momento: 18 a 19 de fevereiro de 2026

  • Mestrados e Pós-Graduações

    ESCOLAS SUPERIORES DE TECNOLOGIA DE SETÚBAL E DO BARREIRO, CIÊNCIAS EMPRESARIAIS E SAÚDE

    1.ª Fase: 7 a 14 de julho de 2025
    Vagas sobrantes da 1.ª Fase: 18 a 22 de julho de 2025

    2.ª Fase: 29 de setembro a 06 de outubro de 2025
    Vagas sobrantes da 2.ª Fase: 13 a 18 de outubro de 2025

    3.ª Fase: 21 a 28 de novembro de 2025
    Vagas sobrantes da 3.ª Fase: 3 a 9 de dezembro de 2025

    ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAÇÃO

    1.ª Fase: 26 de julho a 4 de agosto de 2025*
    Vagas sobrantes da 1.ª Fase: 8 a 12 de agosto de 2025

    *📌 Alteração na data das matrículas (1.ªfase) dos seguintes mestrados:

    • Mestrado em Educação Pré-Escolar
    • Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
    • Mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais do 2º Ciclo do Ensino Básico
    • Mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal do 2º Ciclo do Ensino Básico

    As matrículas (1.ª fase) são efetuadas de 6 a 11 de agosto de 2025.

    2.ª Fase: 19 a 22 de setembro de 2025
    Vagas sobrantes da 2.ª Fase: Brevemente disponível

    3.ª Fase: 21 a 28 de novembro de 2025
    Vagas sobrantes da 3.ª Fase: 3 a 9 de dezembro de 2025

  • Titulares de Provas M23, CET, CTESP ou Outros Cursos Superiores e Mudança de Par Instituição/Curso

    CTESP E LICENCIATURAS

    1.ª Fase: 13 a 15 de setembro de 2025
    Vagas sobrantes da 1.ª Fase: 18 a 21 de setembro de 2025

    2.ª Fase: 10 a 12 de outubro de 2025
    Vagas sobrantes da 2.ª Fase: 15 a 17 de outubro de 2025

  • Titulares de Ensino Profissional ou Artístico

    LICENCIATURAS

    1ª Fase: 11 a 15 de setembro de 2025
    2ª Fase: 13 a 16 de outubro de 2025

  • CTESP 

    1.ª Fase: 13 a 15 de setembro de 2025
    Vagas sobrantes da 1.ª Fase: 18 a 21 de setembro de 2025

    2.ª Fase: 10 a 12 de outubro de 2025
    Vagas sobrantes da 2.ª Fase: 15 a 17 de outubro de 2025

  • Regimes Especiais

    LICENCIATURAS

    Fase única: 12 a 19 de setembro de 2025

    Atenção: Os/as colocados/as através dos regimes especiais previstos nas alíneas d) e g) do artigo 3.º do Decreto-Lei n.º 393-A/99, de 2 de outubro, podem efetuar a matrícula até 31 de dezembro de 2025.

Etapas da matrícula

1

Aceder ao Inforestudante

1.º passo: Recebem um email com os dados de acesso à área pessoal no Inforestudante

2.º passo: Na página de autenticação, deve ser utilizado os dados de acesso à plataforma (caso já estejas registado) ou os dados fornecidos no e-mail recebido.

Em caso de dúvidas ou dificuldades durante o processo de matrícula online, estão disponíveis os seguintes canais de apoio:
Apoio Académico → opção “Matrículas -Novos Estudantes”
Apoio Informático → opção “Dificuldade de Acessos ao Inforestudante”

2

Preencher os dados pessoais e inquérito

Aceder a “Balcão Académico” e, em “Matrícula”, preencher o inquérito de entrada no IPS e o inquérito RAIDES (Registo de Alunos Inscritos e Diplomados do Ensino Superior).

3

Inscrição nas unidades curriculares

Selecionar as unidades curriculares do curso.

No final da inscrição, é necessário escolher as duas unidades adicionais da Academia de Competências. Estas permitem desenvolver novas competências e garantem um certificado de microcredencial.

4

Criação da conta institucional

Este será o último passo do processo de matrícula online. Será atribuída uma conta institucional, sendo que, a partir desse momento, será utilizada para aceder às plataformas no IPS e para comunicação com os serviços.

A criação da conta demora cerca de 30 minutos, pelo que é necessário aguardar esse tempo para voltar a fazer a autenticação. 

Documentos

Após conclusão da matrícula será necessário submeter os seguintes documentos, na plataforma Inforestudante: “Balcão Académico” → “Requerimentos” → “Submissão de Documentos de Matrícula”, nas seguintes situações:

Pré-Requisitos (nos casos aplicáveis)
Para colocados/as nas Licenciaturas em Enfermagem, Fisioterapia, Terapia da Fala, Tradução e Interpretação de Língua Gestual Portuguesa:

Pagamento

No final do processo, o sistema gera automaticamente, em “Balcão Académico”“Propinas e emolumentos”, os valores a pagar:

  • Taxa de Matrícula: 40€
  • Seguro Escolar: 5€
  • 1.ª Prestação da propina: Consultar regulamento de propinas aqui.

É necessário selecionar os itens a pagar e escolher a forma de pagamento disponível.

O pagamento da 1.ª prestação da propina, taxa de inscrição e seguro escolar deve ser feito até ao último dia do mês de setembro.

Certidão de Matrícula e Declaração para o Passe Sub23

O IPS disponibiliza no Inforestudante a certidão de matrícula e a declaração para o passe Sub23 a todos/as os/as estudantes.

Este documento é gratuito, em formato digital, é certificado eletronicamente através de uma chave de acesso e pode ser descarregado sempre que necessário.

  • Como obter o documento

      1. Aceder ao Inforestudante

      2. No menu principal, em “Balcão Académico”, selecionar “Documentos”
      3. Escolher o curso pretendido (caso existam vários cursos associados)
      4. Clicar em “Gerar Novo Pedido Documento”
      5. Na lista de tipos de documentos, selecionar o pretendido na opção “Realizar Pedido”
      6. Indicar o ano letivo de inscrição para o qual se pretende o certificado
      7. Finalizar o processo, que irá gerar o documento solicitado

Cartão do Politécnico de Setúbal

Os/As estudantes podem obter o cartão do Politécnico de Setúbal através da aplicação IPS Campus Digital. 

Mais informações aqui.

Cartão de Sócio Efetivo da AAIPS

Após concluir a matrícula, é possível ser sócio/a efetivo/a da Associação Académica do IPS, para o ano letivo 2025/2026. Com o cartão de sócio/a da AAIPS, é possível usufruir de descontos em diversos serviços e atividades, dentro e fora dos campi

Mais informações e pedido de cartão no site da Associação Académica do IPS

PERGUNTAS FREQUENTES

  • Entrei no Politécnico de Setúbal. Como realizo a minha matrícula?

    A matrícula para os/as estudantes colocados/as no Politécnico de Setúbal, decorre de acordo com o calendário anualmente aprovado e divulgado.

    A matrícula é efetuada online, acedendo ao portal Inforestudante.

  • Não consigo alterar os meus dados para acesso à plataforma de matrícula, nem realizar a matrícula. Como devo proceder?

    Em caso de dificuldade com as credenciais de acesso (utilizador e senha), é recomendado o contacto com a nossa Divisão Informática, através do Apoio Informático, selecionando a opção “Dificuldade de Acessos ao Inforestudante”.

  • Necessito de me deslocar ao Politécnico de Setúbal para proceder à entrega dos documentos necessários para a matrícula?

    Não. Os documentos obrigatórios devem ser submetidos no Inforestudante, no "Balcão Académico", em "Requerimentos", “Submissão de documentos de Matrícula”.

  • Após concluir a matrícula, posso solicitar o Estatuto de Trabalhador-Estudante?

    Sim. O/A estudante deve aceder ao "Balcão Académico" no Inforestudante e, em "Requerimentos", selecionar “Estatuto Trabalhador Estudante”.

  • Efetuei a minha matrícula, onde posso consultar o meu horário?

    Toda a informação sobre horários e turmas estará disponível no portal da Escola Superior onde o/a estudante está matriculado/a.

  • Quando e onde é realizado o acolhimento aos/às novos/as estudantes?

    A sessão de boas-vindas, organizada pelo Politécnico de Setúbal, as suas escolas e a Associação Académica, está agendada para o dia 16 de setembro, no espaço exterior da Escola Superior de Ciências Empresariais/Escola Superior de Saúde. 

    Mais informações aqui

  • Onde posso conhecer melhor a Associação Académica do IPS, as suas atividades e serviços?

    Todas as informações sobre a Associação Académica (AAIPS) estão disponíveis aqui.

CONTACTOS

Em caso de dúvidas ou dificuldades durante o processo de matrícula online, estão disponíveis os seguintes canais de apoio:

Apoio Académico 
Para assuntos relacionados com:

  • Matrícula online
  • Submissão de documentos
  • Prazos e regulamentos

Aceder a Apoio Académico →  selecionar a opção: “Matrículas – Novos Estudantes”

Apoio Informático
Em caso de:

  • Dificuldade com o acesso ao Inforestudante
  • Problemas com o nome de utilizador ou palavra-passe

Aceder a Apoio Informático → opção “Dificuldade de Acessos ao Inforestudante”

Associação Académica do IPS (AAIPS)
Para apoio aos/às estudantes, atividades e serviços:

t. 265 415 358
e. geral@aaips.pt
sedevirtual.aaips.pt