
Rui Marques, fundador da Forum Estudante, é o novo presidente do Conselho Geral do IPS
- Categorias Comunidade, Institucional, Órgãos de Gestão
- Data 18/09/2025


Reconhecido pelo vasto percurso académico, profissional e cívico, Rui Marques foi eleito entre as oito personalidades externas deste órgão, empossadas na terça-feira, dia 16
Rui Marques, fundador da Forum Estudante, entre outras organizações com impacto social, é o novo presidente do Conselho Geral do Politécnico de Setúbal (IPS), eleito na terça-feira entre as oito personalidades externas que compõem este órgão e que tomaram posse.
Reconhecido pelo vasto percurso académico, profissional e cívico, Rui Marques coordena atualmente o Relational Lab e o Programa de Educação Relacional, assumindo a partir desta semana a presidência do Conselho Geral do IPS para o mandato 2025-2029, que encara, simultaneamente, como “uma honra e uma responsabilidade”.
“A todos os membros deste órgão é-lhes pedido uma disponibilidade de servir esta comunidade académica, expressa na capacidade de cada um dar o melhor de si, para o bem de todos. Assim procurarei fazer, em tudo o que me for possível, para que o IPS possa cumprir, com excelência, a sua nobre missão”, explica.
Rui Marques é licenciado em Medicina, mestre em Ciências da Comunicação e doutorado em Sociologia Económica e das Organizações, tendo fundado organizações como a CAIS – Círculo de Apoio à Integração das Pessoas Sem-abrigo, a PAR – Plataforma de Apoio aos Refugiados, o IPAV – Instituto Padre António Vieira e a Academia de Líderes Ubuntu. Exerceu também funções como Alto-Comissário para a Imigração e Diálogo Intercultural e como Coordenador Nacional do Programa Escolhas.

Para a presidente do IPS, Ângela Lemos, Rui Marques traz consigo “uma profunda experiência em matérias de políticas públicas, educação e cidadania, o que constitui uma mais-valia inestimável para o desempenho da função de presidente do Conselho Geral do IPS”. “Estou convicta de que, sob a sua presidência, o Conselho Geral continuará a afirmar-se como um órgão essencial à governação estratégica do nosso Instituto, contribuindo de forma decisiva para o seu crescimento e consolidação enquanto instituição de ensino superior pública de referência”, acrescenta.
Composto por 29 membros, o Conselho Geral do IPS integra, na sua globalidade, 15 representantes dos professores e investigadores, quatro estudantes, dois representantes do pessoal não docente e não investigador e oito membros da comunidade externa, cooptados pelo conjunto dos restantes elementos, por reunirem conhecimentos e experiência relevantes para a instituição.
Além de Rui Marques, o Conselho Geral do IPS integra mais sete personalidades externas de reconhecido mérito, nomeadamente Ana Maria Bettencourt, antiga presidente do Conselho Nacional de Educação e da Comissão Instaladora da ESE/IPS; Francisco Alves Rito, diretor do jornal “O Setubalense”; João Diegues, coordenador da Unidade de Saúde Pública (USP) da Arrábida; José Fialho, presidente do conselho de administração da Simarsul; Maria da Luz Penedos, diretora-geral da Capgemini Engineering Portugal e Tunísia; Nuno Maia, diretor-geral da AISET; e Sérgio Faias, presidente do Conselho de Administração da Docapesca.
Cabe ao Conselho Geral, entre outras atribuições, organizar o procedimento de eleição e eleger o presidente do IPS; apreciar os atos do presidente do IPS e do Conselho de Gestão; aprovar os planos estratégicos de médio prazo e o plano de ação para o quadriénio do mandato do presidente do IPS; e aprovar as linhas gerais de orientação da instituição no plano científico, pedagógico, financeiro e patrimonial.