
O Politécnico de Setúbal organiza, no dia 20 de novembro, a 1.ª edição do “Fostering Knowledge Through Cooperation: Research Activities, Technology Transfer, and Achievements (SPARK)”, que pretende ser um momento de debate e reflexão de ciência.
SPARK significa «Despertar a inovação através do conhecimento partilhado e da investigação colaborativa». No centro do progresso está o poder da partilha — partilha de práticas, conquistas, investigação e conhecimento. Quando as mentes se unem, as ideias surgem e a inovação acelera. É através da colaboração aberta que quebramos barreiras, desafiamos o status quo e despertamos novas possibilidades!
Este seminário tem assim como objetivo apresentar as diversas atividades de investigação realizadas nas unidades de investigação do Politécnico, destacando as conquistas, promovendo a troca de conhecimentos e explorando caminhos para a transferência de tecnologia.
O evento proporcionará um espaço dinâmico para os investigadores se conectarem, partilharem ideias e identificarem oportunidades para uma maior colaboração.
Ao promover uma cultura de cooperação, a iniciativa procura também fortalecer as redes internas e estabelecer as bases para futuros projetos interdisciplinares e entre unidades.
PROGRAMA
9h30 | Sessão de boas-vindas (Auditório 2 – ESTSetúbal/IPS): Ângela Lemos (presidente do IPS) e Luísa Carvalho (vice-presidente IPS)
9h45-10h45 | Mesa Redonda 1 (Auditório 2 – ESTSetúbal/IPS): Avançando juntos na investigação: colaboração, inovação e visão estratégica
A cooperação promove o desenvolvimento da investigação através da colaboração interdisciplinar, apoiando a transferência de conhecimento, a inovação e o acesso a infraestruturas de ponta. Ao conectar instituições e investigadores, aumenta a excelência científica e o impacto.
Oradores: Bruno Béu (CoARA/FCT), Catarina Santos (CQE; ESTSetúbal/IPS) e Rui Malhó (BioISI Scientific Director)
Moderador: João Francisco Fernandes (Presidente CTC – ESTSetúbal/IPS)
10h45 – 11h15 | Coffee-Break (espaço circundante ao Auditório 2 – ESTSetúbal/IPS)
11h15 – 12h30 | Mesa Redonda 2 (Auditório 2 – ESTS/IPS): Unidades de Investigação IPS em perspetiva: atividades, insights e conquistas
Esta sessão pretende oferecer uma visão geral, concisa, das unidades de investigação do IPS, destacando as suas atividades principais, áreas de foco estratégico e realizações recentes. Apresenta iniciativas interdisciplinares, projetos inovadores e o impacto da investigação colaborativa dentro e fora da instituição.
Oradores: Catarina Santos (CQE; ESTSetúbal/IPS), Mário Espada (SPRINT; ESE/IPS), Fernando Santos (CIEQV; ESE/IPS); Ricardo Salgado (MARE; ESTSetúbal/IPS); Miguel López (Algoritmi; ESTSetúbal/IPS)
Moderador: Sandra Nunes (Presidente CTC-ESCE/IPS)
12h30 | Pausa para almoço (almoço Livre)
14h00-14h30 | Transformando a investigação em realidade: inovação e métodos de transferência de tecnologia (Auditório 2 – ESTSetúbal/IPS)
A transferência de tecnologia desempenha um papel fundamental no aumento do valor do conhecimento gerado pelas unidades de investigação, permitindo que os resultados científicos cheguem à sociedade sob a forma de produtos, serviços ou processos inovadores. O objetivo é promover a reflexão sobre como reforçar o impacto da investigação através de uma transferência de conhecimento mais eficaz e sustentável.
Orador: Elis Ossmane (CETTEC/DICI-IPS)
14h30 – 15h00 | O espaço dos investigadores-Pitch (Auditório 2 – ESTSetúbal/IPS)
Um espaço aberto onde os investigadores doutorados partilham, em breves intervenções, ideias e experiências. Este formato dinâmico incentiva o diálogo, destaca diferentes perspetivas e promove uma cultura de investigação colaborativa.
- Catarina Paz
- Nuno Borges
- Vera Zymbal
- Eduardo Medeiros
- Pablo Ortega
15h00 – 16h30| Workshop para partilha de ideias, com grupos temáticos (Auditório 2 – ESTSetúbal/IPS e Sala E319A da ESTSetúbal/IPS)
16h10 | (Sala E319A da ESTSetúbal/IPS) – Apresentação das conclusões dos trabalhos
17h00 | Moscatel de Honra (espaço circundante à Sala E319A – ESTSetúbal/IPS)
Seminário gratuito, com inscrição obrigatória aqui, até ao próximo dia 19 de novembro de 2025.
Comité Organizador: Grupo da Governança do Politécnico de Setúbal e Divisão de Investigação e Cooperação Internacional (DICI-IPS).
