Mobilidade para Estudantes
O Politécnico de Setúbal aposta firmemente na internacionalização dos/as estudantes/as, incorporando no seu ADN uma vocação global que promove a cooperação estratégica entre instituições e o intercâmbio de experiências, culturas e conhecimentos.
Atualmente, o Politécnico de Setúbal conta com:
A presença internacional reflete-se não só na realização de diversas atividades não letivas ao longo do ano, que envolvem toda a comunidade académica, mas também na oferta formativa em língua inglesa, na promoção ativa da mobilidade e na cocriação de programas internacionais com instituições parceiras.
Programa Erasmus+
O período de estudos ao abrigo do Programa ERASMUS+ oferece uma oportunidade única de aprendizagem num ambiente académico, linguístico e cultural europeu diversificado, promovendo não só o desenvolvimento académico, mas também o crescimento pessoal e intercultural.
Saber mais sobre o Programa Erasmus+.
CARTA ECHE
O Politécnico de Setúbal tem acreditação Erasmus para o Ensino Superior 2021 – 2027 – Carta ECHE.
Estudantes incoming
Estudantes Outgoing
Programas de Cooperação Internacional
O intercâmbio de estudantes no âmbito da Cooperação com a América Latina traduz-se na realização de um período de estudos numa instituição de ensino superior parceira, ao abrigo de um Protocolo de Cooperação estabelecido com o Politécnico de Setúbal.
No mesmo sentido, a parceria com a Universidade Politécnica de Macau permite aos estudantes realizar uma mobilidade com a duração de um semestre.

Cooperação com a América Latina
-
Saber mais
O intercâmbio de estudantes tem obrigatoriamente de estar abrangido por um Protocolo de Cooperação e:
- Pode consistir num período de estudos e/ou estágio (mediante a aprovação prévia do Coordenador de Mobilidade da Escola de destino);
- A matrícula e o pagamento das taxas académicas são efetuados na universidade de origem;
- A duração da mobilidade é de um semestre ou, excecionalmente, de 1 ano letivo;
- Os estudantes selecionados têm de ser nomeados pelos Serviços de Relações Internacionais da sua Universidade de origem. Os Serviços poderão enviar um e-mail para cimob.dici@ips.pt
- No e-mail deve constar os seguintes dados do estudante: nome, e-mail, semestre da mobilidade, curso que frequenta e curso que quer frequentar no IPS.
PRAZO DE CANDIDATURAS
- 1.º Semestre (outubro a jan/fev): até 31 de maio
- 2.º Semestre (março a jun/jul): até 31 de outubro
DOCUMENTAÇÃO OBRIGATÓRIA:
- Registo de Candidatura;
- Cópia do passaporte;
- Cópia do visto (a ser enviado posteriormente);
- Seguro de Saúde e de Acidentes Pessoais, com proteção vida, de cobertura internacional (a ser enviado posteriormente).
ALOJAMENTO (INCOMING)
O CIMOB não é responsável pelo alojamento dos estudantes.
A gestão das vagas na residência é da responsabilidade dos Serviços de Ação Social do IPS (SAS/IPS).
Serviços de Ação Social - Residência de Estudantes de Santiago
Email: alojamento@sas.ips.pt
Site: SAS/IPS

Cooperação com a Universidade Politécnica de Macau
-
Saber mais
Em atualização.
Programa Vasco da Gama
O programa Vasco da Gama é um programa de mobilidade de estudantes do ensino superior politécnico baseado em atividades que integrem o plano curricular do curso na escola de origem (estudos, estágios, projetos).
Esta mobilidade prevê um acordo entre as instituições de origem e de acolhimento, formalizado a partir das assinaturas dos responsáveis nos documentos mencionados abaixo.
A formalização da candidatura a este programa é feita através do registo do estudante na plataforma InforEstudante: Ficha de Candidatura
CALENDÁRIO:
- Nomeações 1.º Semestre: 30 de maio
- Candidaturas 1.º Semestre: 15 de junho
- Nomeações 2.º Semestre: 15 de outubro
- Candidaturas 2.º Semestre: 15 de novembro
Outros Programas
No Politécnico de Setúbal existe ainda a possibilidade de participação noutras atividades de mobilidade internacional, no âmbito da E³UDRES² ou em redes de cooperação das Escolas, com regras e prazos de candidatura específicos.
Para mais informação contacte o CIMOB ou a Coordenação de Mobilidade.






