Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia
O sistema de gestão de Propriedade Intelectual (PI) do Politécnico de Setúbal assegura a elaboração, implementação, atualização e divulgação de procedimentos internos, bem como a comunicação dos resultados associados à proteção e valorização da PI na instituição.
A Divisão para a Investigação e Cooperação Internacional (DICI) assume o papel de ponto de contacto central neste sistema, articulando-se com outras entidades internas e externas sempre que necessário.
A Propriedade Intelectual compreende um conjunto de direitos que protege as criações do conhecimento humano e divide-se em duas grandes áreas:
Direito de Autor, cuja entidade competente é a IGAC – Inspeção-Geral das Atividades Culturais;
Propriedade Industrial, que requer processos formais de registo e é da responsabilidade do INPI – Instituto Nacional da Propriedade Industrial.
Em ambas as áreas, a titularidade confere ao criador o direito exclusivo de utilizar e explorar comercialmente a obra ou invenção.
Para questões relacionadas com a gestão de Propriedade Intelectual no Politécnico de Setúbal, pode contactar-nos através do email: divisao.dici@ips.pt.
Procedimentos
Os seguintes procedimentos estabelecem as principais medidas a adotar no âmbito da Propriedade Intelectual e decorrem do Regulamento de Propriedade Intelectual do Politécnico de Setúbal, pelo que se recomenda a sua prévia leitura.
Para apoio ou esclarecimentos necessários relacionados com a implementação dos procedimentos, pode contactar-nos através do email: divisao.dici@ips.pt.
-
Projetos de I&D - Coordenados pelo IPS ou Projetos Internos
-
Projetos de I&D - Coordenados por Entidades Terceiras
-
Prestação de Serviços Especializados
-
Atividades Pedagógicas
-
Exposições, feiras, demonstrações e outras atividades de divulgação de resultados de I&D
List Content
-
Processos criativos - Gestão de Direitos de Autor e Direitos Conexos
List Content
-
Aquisições de Bens e Serviços
List Content
Links Úteis
Entidades Competentes em matéria de PI
- INPI – Instituto Nacional de Propriedade Industrial
- IGAC – Inspeção Geral das Atividades Culturais
- EPO – European Patent Office
- European Union Intellectual Property Office (EUIPO)
- WIPO – Organização Mundial da Propriedade Intelectual
Motores de pesquisa de patentes
