
A Escola Superior de Tecnologia do Barreiro (ESTBarreiro/IPS) inaugura, no próximo sábado, 15 de novembro, a exposição de pintura “O Peso Leve das Coisas”, um conjunto de obras da docente Gabriela Gomes que têm vindo a ser produzidas desde 2012.
A mostra, que abre portas por ocasião do 26.º aniversário da escola, vai manter-se patente até 31 de dezembro, dando a conhecer mais de uma década de criação plástica. “Cada obra tem a sua identidade, mas todas têm um fio comum: o desejo de que a arte não seja apenas adorno, mas também voz, função e presença”, explica a autora, para quem pintar é “uma forma de respirar”.
Recorrendo a diferentes técnicas e materiais, Gabriela Gomes, que é engenheira biológica de formação com doutoramento em Biotecnologia, procura através da expressão artística “evocar estados de espírito e contar histórias que o olhar do outro completará”, seja através das “paisagens sonhadas, figuras humanas ou composições mais abstratas”.
