Biblioteca da ESTBarreiro
Exposição de pintura “O Peso Leve das Coisas”
15 novembro a 31 dezembro | Dias úteis, 13h15 – 20h00

Conjunto de obras da docente Gabriela Gomes que dá a conhecer mais de uma década de criação plástica. “Cada obra tem a sua identidade, mas todas têm um fio comum: o desejo de que a arte não seja apenas adorno, mas também voz, função e presença”, explica a autora, para quem pintar é “uma forma de respirar”.
Recorrendo a diferentes técnicas e materiais, Gabriela Gomes, que é engenheira biológica de formação com doutoramento em Biotecnologia, procura através da expressão artística “evocar estados de espírito e contar histórias que o olhar do outro completará”, seja através das “paisagens sonhadas, figuras humanas ou composições mais abstratas”.
Biblioteca da ESE
Exposição bibliográfica “40 Anos da ESE/IPS (1985/2005)”
Até 31 dezembro | Dias úteis, 8h30-18h00

Mostra comemorativa que revisita momentos marcantes da história da instituição, destacando o seu percurso académico, pedagógico e cultural ao longo das últimas quatro décadas.
A ESE/IPS iniciou a sua atividade em 1985, começando por intervir no processo da profissionalização em serviço e na formação contínua de educadores e professores dos ensinos Básico e Secundário.
Em 29 de junho de 1993, vê inauguradas as suas instalações em espaço próprio, pelo então primeiro-ministro, Aníbal Cavaco Silva. O edifício, projetado pelo arquiteto Siza Vieira, foi distinguido nesse mesmo ano com o Grande Prémio Nacional de Arquitetura.
Ao longo destes 40 anos, a ESE/IPS tem apostado numa oferta formativa diversificada, em resposta às necessidades de formação e especialização da região de Setúbal.
Biblioteca da ESCE/ESS
Exposição de pintura “O direito humano à alimentação”
Até 28 novembro | Dias úteis, 09h00-20h00 | 6.ª feira, 09h00-18h00

O Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza, celebrado a 17 de outubro, foi instituído pela ONU em 1992 para mobilizar a sociedade na luta contra a pobreza e exclusão social, reconhecendo a sua natureza multidimensional e o impacto na dignidade humana.
Em Portugal, a EAPN – Rede Europeia Anti-Pobreza promove anualmente iniciativas que valorizam a participação ativa das pessoas em situação de vulnerabilidade, sensibilizando para a pobreza como violação dos Direitos Humanos.
A exposição “O Direito Humano à Alimentação”, desenvolvida pelos Conselhos Locais de Cidadãos da EAPN Portugal com recurso à metodologia photovoice, integra este esforço coletivo, dando voz às experiências vividas e reforçando o direito fundamental a uma alimentação digna.
