23 Docentes assinaram contrato de Formação Avançada
##2## ##1## ##3## ##4##
Assinatura marca compromisso
Vinte e três Docentes do Instituto Politécnico de Setúbal assinaram, nos Serviços da Presidência, os contratos de Apoio à Formação Avançada de Docentes IPS, medida que visa diversos apoios à obtenção do grau de Doutor. Dos vinte e três Docentes abrangidos, sete beneficiam de dispensa de serviço e financiamento, 6 de dispensa de serviço e 10 de financiamento.
Participaram na sessão, que decorreu no passado dia 20 de Fevereiro, o Presidente do Instituto Politécnico de Setúbal, Prof. Armando Pires, e os 23 Docentes abrangidos pelo Concurso: 14 Docentes da Escola Superior de Tecnologia de Setúbal, 4 da Escola Superior de Educação, 1 da Escola Superior de Ciências Empresariais, 2 da Escola Superior de Tecnologia do Barreiro e 2 da Escola Superior de Saúde.
50 % de Doutorados até 2011
Nas palavras do Presidente do Politécnico, o apoio à Formação Avançada de Docentes IPS insere-se numa “estratégia institucional que visa elevar para 50 % o número de Doutorados IPS, até ao ano 2011”. Segundo referiu, mais importante do que “contar para a estatística, o grau de Doutor é sobretudo importante para a qualificação do corpo Docente e consequentemente para o desenvolvimento de uma Instituição de Ensino Superior“.
Desafio financeiro e logístico
Salientou-se, ainda, o esforço que esta acção representa para o IPS em termos “financeiros” e “para as próprias Unidades Orgânicas em termos de distribuição do Serviço Docente e Horários”. Mais uma razão para que, segundo o Prof. Armando Pires, “os Docentes encarem da melhor forma este desafio”. Garantidas ficarão “todas as condições necessárias à conclusão dos trabalhos” pois, aliás, “é também do interesse do IPS que este Programa tenha sucesso e que, portanto, tudo corra bem”.
Quanto à grande vantagem da existência de mais Docentes em processo de Doutoramento, salientou o Presidente da Instituição que será possível observar os resultados numa “melhor prática de investigação” e numa “melhor prática pedagógica que, naturalmente, se reflecte na qualidade do ensino.”
PROTEC tem 41 candidatos
De momento, existe um outro programa de Apoio à Formação Avançada de Docentes, o Programa Governamental PROTEC (Programa de apoio à formação avançada de Docentes do Ensino Superior Politécnico). O Programa interno IPS assume supremacia face ao PROTEC embora, pelo facto do apoio ser diferenciado, seja complementar e, portanto, cumulativo. Concorreram a este mesmo programa 41 Docentes do IPS.
