IPS debateu Responsabilidade Social
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Reflectir sobre “Responsabilidade Social” foi o grande objectivo do Workshop “Responsabilidade Social das Organizações: novas atitudes, novos modelos de gestão”, que decorreu no passado dia 4 de Junho 2009, no Auditório da Escola Superior de Ciências Empresariais (ESCE/IPS).
A Sessão de Abertura contou com a presença da Presidente da Câmara Municipal de Setúbal – Drª. Maria das Dores Meira; do Presidente do Conselho Directivo da ESCE – Professor Pedro Dominguinhos; da Gestora da Iniciativa Equal – Drª. Ana Vale; e da Coordenadora da Rede Nacional de Responsabilidade Social – Drª. Margarida Segard.
O Presidente do Conselho Directivo da ESCE, Prof. Pedro Dominguinhos, manifestou a sua satisfação pelo facto da Rede Nacional de Responsabilidade Social ter escolhido as instalações da ESCE para este Workshop, lembrando ao público presente que esta Escola é uma das entidades parceiras da Rede. Acrescentou-se, ainda, que a ESCE “sempre abraçou o projecto e por isso tenta incuti-lo, inclusivé, na própria formação dos estudantes”. Afinal, tal como assinala, “falar de Responsabilidade Social é falar de mudança de atitudes e isso deve ser impulsionado no Ensino Superior”.
Primeira Mesa Redonda: “RSO como alavanca para a Inovação”
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A primeira mesa redonda foi moderada pela Drª. Helena Caiado (AIP). Contou com a presença do Dr. Fernando Ribeiro Mendes (RSE Portugal), da Drª. Anabela Vaz Ribeiro (APEE – Associação Portuguesa de Ética Empresarial) e da Drª Sara Batalha (MTW Portugal).
“Ética”, “Comunicação” e “Sustentabilidade” foram as palavras-chave que deram mote à partilha de ideias e informações.
“Como fazer Inovação e Responsabilidade Social num momento de crise?”
Para Fernando Ribeiro Mendes, embora a inovação seja vista, por vezes, de uma forma redutora, apenas do ponto de vista da tecnologia ou descoberta de um novo mercado, ela é sempre “uma atitude de gestão”. A Responsabilidade Social é uma “nova atitude” que procura tornar as pessoas mais inovadoras, sendo a criação de valor feita, cada vez mais, em rede. “Não se pode ter medo de introduzir a responsabilidade Social para mudar comportamentos”, destaca.
Para Fernando Ribeiro Mendes, “nestas alturas de crise as decisões das empresas estão muito condicionadas pela questão monetária mas, até as grandes marcas brancas têm feito Responsabilidade Social e obtêm sucesso porque as pessoas sabem o que estão a comprar”.
No que respeita ao “ensino da atitude”, Fernando Ribeiro Mendes refere também que, “embora nas Escolas se ensine atitude, depois é necessário estar atento às oportunidades”. Veja-se o caso da EDP que identificou oportunidade nas Energias Renováveis e está a desenvolvê-la”.
Para Sara Batalha, “as Organizações só vão comunicar responsavelmente quando perceberem que são aquilo que comunicam”. Recorda que, da sua experiência enquanto jornalista e formadora de executivos, “os problemas começam em casa”. “As pessoas não sabem muitas vezes ao que vão porque não sabem o que querem comunicar”.
Sara Batalha recorda a interesse de uma comunicação “friendly” salientando a importância da utilização do multimédia, da comunicação para a liderança e da paixão com que se comunica. “O melhor porta-voz de uma Empresa é aquele que acredita”. “Se não comunicarmos de forma profissional não seremos encarados como profissionais”. “Temos que pensar sempre na nossa causa como um produto”.
Anabela Vaz Ribeiro falou de ética e de um conjunto de normas que podem ser usadas para controlar más práticas. A norma da Responsabilidade, salienta, “tem
