UNIQUA-IPS: 10 Perguntas que gostaria de fazer a este Serviço – IPS – Instituto Politécnico de Setubal
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UNIQUA-IPS: 10 Perguntas que gostaria de fazer a este Serviço

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O que é a UNIQUA-IPS?
A UNIQUA – IPS é a Unidade para a Avaliação e a Qualidade do Instituto
Politécnico de Setúbal e tem como principal função a promoção e
implementação de boas práticas de gestão da qualidade na comunidade
IPS.

Qual o trabalho, em termos genéricos, desenvolvido pelo serviço?

O trabalho desenvolvido pela UNIQUA assenta, sobretudo, naqueles que
são os seus objectivos gerais: institucionalizar um centro de competência
na área da gestão da qualidade, que suporte as iniciativas da comunidade
IPS; contribuir para a definição e melhoria da qualidade dos serviços
prestados (Ensino/Aprendizagem, Investigação e Desenvolvimento e
Prestação de Serviços); coordenar a avaliação interna e externa; integrar
as iniciativas nacionais e internacionais na área da gestão da qualidade.

Como é que as actividades desenvolvidas pela UNIQUA beneficiam a
Comunidade IPS?

A qualidade pode ser vista como a melhoria contínua de todas as
actividades da comunidade IPS. Neste sentido, queremos essencialmente
ajudar. As primeiras iniciativas visam recolher e disponibilizar, de forma
sistemática, um conjunto coerente e significativo de informação que possa
ajudar os órgãos de gestão a suportar as suas decisões. A referida
informação abrangerá directamente o processo pedagógico, mas também
outros indicadores úteis para avaliar o desempenho do IPS, em termos
mais gerais. Para além do processo pedagógico, pretendemos disponibilizar
informação sobre o perfil dos alunos à entrada, no sentido de ajudar às
actividades de planeamento e melhoria. A jusante das actividades de
ensino/aprendizagem, pretendemos sistematizar informação sobre a
empregabilidade dos nossos diplomados, sobre a satisfação dos
empregadores e dos próprios diplomados. Este tipo de informação ajudará
a validar a nossa oferta formativa e fornecerá dados de entrada para a
concepção dos cursos.
Dentro da orientação geral de ajudar na melhoria contínua, a recolha e
disponibilização sistemática de informação virá também a abranger as
actividades de Investigação e Desenvolvimento e as de Prestação de
Serviços ao exterior. De forma progressiva, todas as outras actividades
internas poderão vir a ser abrangidas, com prioridade para as que tenham
maior impacto nos serviços externos (Ensino/aprendizagem, I&D, Prestação
de serviços).

Sendo uma Unidade de Avaliação, de que forma é que a UNIQUA prevê
a avaliação dos serviços e/ou dos funcionários do IPS?

A UNIQUA não vai avaliar, directa ou indirectamente, pessoas (docentes, ou
outros funcionários). Pretende, sim, ajudar na avaliação dos resultados das
actividades e processos, como já referimos, na perspectiva da melhoria
contínua dos níveis dos serviços e da optimização dos processos.

O IPS está já sujeito a obrigações decorrentes do chamado processo de
Bolonha, o que obriga a disponibilizar e analisar um conjunto de
informação. A UNIQUA tem coordenado a elaboração dos relatórios
respectivos, que para além do nível de cada curso, individualmente,
também contemplou, no ano lectivo de 2008/2009, um relatório por cada
Escola e um outro ao nível do IPS como um todo.

Estão também em curso as actividades relativas à acreditação preliminar
dos cursos (até 5 de Abril 2010), estando a UNIQUA a assegurar a
respectiva coordenação. A acreditação dos cursos virá a envolver (em
termos não totalmente esclarecidos) avaliações organizacionais (aos
chamados Sistemas Internos de Garantia da Qualidade). A UNIQUA
identificou os referenciais genéricos (ENQA e ISO) que virão a enquadrar as
referidas avaliações, tendo elaborado documentos interpretativos
(disponíveis no portal do IPS – Avaliação e Qualidade). As avaliações
organizacionais vão diferir dos anteriores processos de Avaliação Externa
dos cursos, porque não exigirão um relatório de auto-avaliação, mas vão

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