Empreendedorismo Social – Promover a Coesão Social
##1## ##2## ##3##
No passado dia 7 de Maio de 2010, decorreu o Seminário “Empreendedorismo Social – Promover a Coesão Social”, que teve lugar na Escola Superior de Ciências Empresariais do Instituto Politécnico de Setúbal (ESCE/IPS). Esta iniciativa foi realizada no âmbito do “Ciclo de Eventos – Criatividade, Inovação e Empreendedorismo”, integrado na Semana Europeia das PME 2010 (Pequenas, Médias Empresas) e no 7º Concurso Poliempreende. O Seminário foi conduzido pelo Professor Pedro Dominguinhos, Vice-Presidente do IPS, e pela Professora Luísa Carvalho, docente da ESCE.
A sessão foi dividida em dois painéis e contou com a presença de vários oradores que desempenham projectos ou actividades relacionadas com o empreendedorismo social. O primeiro painel foi iniciado com a Prof.ª Elisabete Félix, docente na Universidade de Évora, que tratou o conceito de empreendedorismo social e, sendo a primeira oradora, expôs informação bastante pertinente para o que viria a ser tratado posteriormente.
O Dr. Miguel Coelho em representação do Montepio Geral – Associação Mutualista, abordou a questão do microcrédito como sendo um projecto de empreendedorismo social, mostrando o ponto de vista de uma entidade financeira e o que esta promove para manter a sua relação com a população.
O segundo painel começou com a intervenção da Dra. Fernanda Teixeira, que apresentou o programa “Amadora Empreende” que visa a inserção social dos vários residentes na Amadora, através da criação de programas de incentivo ao empreendedorismo. De seguida, a Dra. Fernanda Nogueira, representante da Câmara Municipal de Setúbal, apresentou o projecto “Mercado Social – A Rede Social de Setúbal”, que pretende diminuir a exclusão social e a pobreza e mobilizar as entidades de Setúbal a participar activamente nos problemas da cidade. O projecto conta com a parceria do IPS, que está encarregue de criar uma plataforma on-line que possibilite a interligação entre os parceiros desta iniciativa, de forma a facilitar a distribuição dos itens às pessoas mais carenciadas. Nesse site, constará um pequeno microsite de divulgação com informações úteis, os parceiros que compõem este projecto e os locais aos quais os doadores se podem dirigir.
Por último, o Dr. Paulo Neves, pertencente à Caritas Diocesana, apresentou a Caritas como uma instituição que presta um serviço próximo das pessoas e explicou alguns dos projectos desempenhados pela mesma.
No final de cada painel foi promovido um debate sobre as intervenções, com questões colocadas pela audiência presente. O encerramento do Seminário esteve a cargo da Prof.ª Luísa Carvalho, docente da ESCE/IPS.
