25 e 26 Out: 2º Ciclo de Conferências de Controle de Infecção e Saúde
##1##
2º Ciclo de Conferências de Controle de Infecção e Saúde
A Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Setúbal, (ESS/IPS) realiza, nos dias 25 e 26 de Outubro, o 2º Ciclo de Conferências em Controle de Infecção e Saúde que terá lugar no campus do IPS, na Estefanilha, em Setúbal. Trata-se de um momento de actualização e partilha científica de trabalhos realizados em Portugal sobre controlo de infecção, sendo apresentadas as investigações dos estudantes que realizaram o 2º Curso de Pós-Graduação em Controle de Infecção e Saúde na ESS/IPS, para além de comunicações elaboradas por prelectores de reconhecido mérito.
Presenças de referência na área
A sessão de abertura, na manhã do dia 25, conta com a presença do Director-Geral da Saúde, Francisco George, à semelhança do ano anterior. Salienta-se a presença de prelectores da Associação Nacional de Esterilização, da Associação dos Enfermeiros de Sala de Operações Portugueses, do Centro de Patogénese Molecular – Unidade dos Retrovirus e Infecções Associadas, do Hospital do Barreiro, do Hospital de Setúbal e do Hospital da Luz.
Objectivo
Segundo a organização, «este é um importante momento de crescimento da ESS/IPS que aposta na qualidade e excelência da formação que ministra nas diferentes áreas do saber em saúde, como o controle de infecção, enquanto tema relevante para o bem-estar e melhoria dos cuidados de saúde e de todos nós, quando utentes de instalações de saúde».
Enquadramento
O Ciclo de Conferências em Controle de Infecção e Saúde surge no seguimento do curso de pós-graduação em controlo de infecção e saúde, organizado pela 2ª vez consecutiva pelo Departamento de Ciências Biomédicas da ESS/IPS. É já uma referência visto tratar-se da única instituição pública de ensino superior com esta oferta formativa. O curso pretende dotar os estudantes com várias competências que lhes permitam ter a noção da disseminação globalizante das infecções e do seu impacto em termos de saúde pública, avaliar factores epidemiológicos e psicossociais e éticos associados às infecções, bem como conhecer recursos nacionais e internacionais na gestão e investigação na área do controlo de infecção.
O curso pós-graduado é destinado a licenciados em áreas da saúde ou afins. No presente ano lectivo, o curso tem como estudantes enfermeiros, assistentes dentários e técnicos de análises clínicas. O corpo docente do curso inclui docentes da ESS/IPS e também várias referências nacionais desta área, nomeadamente investigadores do Instituto de Higiene e Medicina Tropical, da Universidade Nova de Lisboa, e investigadores do Instituto Nacional de Saúde Drº Ricardo Jorge – Pólo de Águas de Moura (CEVDI). Tem igualmente contado com o apoio da Direcção-Geral de Saúde.
No âmbito deste curso, os estudantes realizam um projecto de investigação aplicado, sendo que a maioria desenvolve trabalhos nos hospitais onde desempenham a sua actividade profissional. Desta forma, a ESS/IPS contribui para a produção de conhecimento científico com interesse para a comunidade nacional mas também com aplicação na melhoria do tratamento futuro dos utentes destas instituições.
Mais informações
