Docente do IPS premiada pelo Instituto de Educação/CGD
| ##4## |
A Profª. Carla Cibele Fiel Vasconcelos Figueiredo, docente da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal (ESE/IPS), foi recentemente distinguida pelo Instituto de Educação/Caixa Geral de Depósitos pela tese de doutoramento “Genealogia das Políticas Públicas de Educação Sexual – redes sociais e políticas”. As políticas de Educação Sexual, no período compreendido entre 1984 e 2009, constituem o objeto de estudo da tese que adota as perspetivas da análise cognitiva das políticas públicas e das redes políticas para a compreensão das ligações entre os atores e da sua dimensão cognitiva, expressa nos argumentários e no conhecimento por eles convocado. |
Das conclusões evidencia-se a multiplicidade de atores estatais e não estatais reunidos numa malha interativa que integra e reelabora paradigmas que vão influenciando as políticas de Educação Sexual na forma e no conteúdo. A coordenação desta política pública é feita de ruturas e continuidades e, sobretudo, ambiguidades, verificando-se que o contributo do conhecimento, essencialmente trazido por especialistas de diversas organizações nacionais e internacionais tem tido um papel significativo na legitimação social das medidas políticas tomadas. A construção de tal legitimidade não é, contudo, suficiente para anular a controvérsia existente num campo atravessado por diferentes crenças e valores.
O Prémio Instituto de Educação/Caixa Geral de Depósitos, na categoria de doutoramento, é atribuído anualmente aos melhores alunos que obtiveram o grau de Doutor em Educação, em cada uma das Áreas de Investigação e Ensino, como forma de dar visibilidade e valorizar os desempenhos de grande qualidade de alunos dos ciclos de formação do referido Instituto.
