IPS assina convénio com institutos federais brasileiros
O Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) recebeu a visita dos Reitores Vicente Pereira de Almeida, do Instituto Federal Goiano, e José Martins, do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais, com vista ao estabelecimento de cooperação institucional com o IPS, nomeadamente no âmbito do programa brasileiro “Ciência sem Fronteiras”. Da visita resultou a assinatura de convénios de cooperação entre o IPS e os dois Institutos brasileiros.
| ##3## |
A visita teve início com uma reunião, em que participaram o Presidente do IPS, Prof. Doutor Armando Pires, a Vice-presidente responsável pelas relações internacionais e os Diretores das cinco Escolas Superiores do Instituto, tendo ambas as partes apresentado as respetivas instituições e abordado semelhanças e diferenças entre os sistemas de ensino. Os Reitores dos Institutos brasileiros revelaram que, de 4.500 bolsas anuais para mobilidade internacional no âmbito deste programa, apenas foram utilizadas cerca de 1.500, por dificuldades relacionadas com as línguas estrangeiras. Neste aspeto Portugal tem, logo à partida, uma posição de vantagem no estabelecimento de acordos de parceria, que o Reitor Vicente Pereira de Almeida considerou “muito valiosa” por ser potenciadora de ganhos para ambas as partes. Os ganhos resultantes das parcerias foram igualmente realçados quer pelo Presidente quer pelos Diretores das Escolas Superiores do IPS. |
Após a reunião, a delegação teve oportunidade de visitar o campus e conhecer em pormenor os laboratórios da Escola Superior de Tecnologia de Setúbal, assim como as salas de audiovisuais da Escola Superior de Educação e as instalações do clube desportivo.
Os Reitores mostraram-se impressionados com a qualidade dos equipamentos e a abrangência das áreas de conhecimento do IPS, tendo mostrado grande interesse em iniciar o intercâmbio de docentes e estudantes o mais rapidamente possível.
Os convénios agora assinados vão juntar-se à lista de convénios já ativos com 20 universidades e institutos federais brasileiros, no âmbito dos quais se encontram este ano 16 estudantes brasileiros a frequentar o IPS e 19 estudantes do IPS a estudar em instituições brasileiras.
