15 anos de ESTBarreiro/IPS
Este ano a Escola Superior de Tecnologia do Barreiro do Instituto Politécnico de Setúbal (ESTBarreiro/IPS) comemora o seu 15.º aniversário, o que para a Professora Otília Dias, Diretora da ESTBarreiro/IPS significa “um marco que dever ser comemorado, quer pelas metas que têm vindo a ser alcançadas na área da Tecnologia, quer principalmente pelo trabalho desenvolvido por todos aqueles que fazem parte da instituição e que contribuem diariamente para o seu crescimento”. A proximidade e o papel ativo da ESTBarreiro/IPS na comunidade é algo que “tem evidenciado pela positiva esta Escola de Ensino Superior no meio académico e junto da sociedade em geral”, reforça a sua Diretora.
| ##1## | – Como descreve a experiência de conduzir os destinos da ESTBarreiro/IPS, ao longo destes quatro anos?
Tem sido um desafio positivo, resultado de muito esforço e dedicação, com altos e baixos como todos os percursos, mas considero a experiência compensatória, pois quando queremos muito uma coisa e lutamos por ela, todo o esforço faz sentido. O meu lema é “Nada se faz contra as pessoas mas sim com as pessoas”, atitude que tenho tentado sempre seguir ao longo destes quatro anos na direção da Escola. |
– Na sua ótica, qual tem sido o papel e o impacto da ESTBarreiro/IPS na região?
O papel da ESTBarreiro/IPS na região tem vindo a ganhar extrema relevância, ao tratar-se de um papel interventivo, colaborante e aberto à comunidade. À medida que vai definindo os seus objetivos e aquilo que pretende alcançar, a ESTBarreiro/IPS vai também aumentando o seu impacto na região.
– Ao longo destes 15 anos de ESTBarreiro/IPS, quais os principais contributos da instituição na região a nível social, económico, educacional e científico?
Para além da sua sustentada presença, através da qual a ESTBarreiro/IPS tem contribuído para a oferta de formação de nível superior na região, a instituição tem primado pelo estabelecimento de parcerias efetivas com as autarquias, com as quais pôde sempre contar. A este fator podemos juntar a relação com as empresas locais, que tem vindo a ser fortalecida com o desenvolvimento em parceria de projetos e investigações, e por forma a dar resposta à oferta de estágios aos nossos estudantes, introduzindo-os assim na sua futura realidade profissional. A solidariedade e o voluntariado são dois temas a que dou muito valor e que crescentemente têm marcado presença na ESTBarreiro/IPS. Tudo teve início com a participação de voluntários da Escola nas campanhas do Banco Alimentar contra a Fome, na Península de Setúbal. Depois implementámos outras ações neste âmbito, das quais destaco a “Quinzena da Saúde e da Solidariedade”, organizada pela Câmara Municipal do Barreiro e que desde 2011 conta com a ESTBarreiro/IPS como parceira, passando a ser designada como “Quinzena da Saúde, da Solidariedade e do Voluntariado”. São quinze dias únicos, com atividades como o “Amigo mudei a casa”, a alterar a vida de muitos jovens e culminando com um espetáculo de encerramento, onde temos presenciado atuações excelentes.
– A ESTBarreiro/IPS tem pautado a sua atuação por uma relação de grande proximidade com a comunidade. Como descreve essa proximidade e quais os principais benefícios e/ou resultados que daí advêm?
Na anterior direção a proximidade com a autarquia do Barreiro e com a “Quimiparque” foi fundamental para a construção deste edifício onde atualmente nos encontramos. Com a minha eleição para Diretora houve um aumento do relacionamento com o meio envolvente, pois passámos a participar nos vários conselhos municipais da Câmara Municipal do Barreiro (educação, social, saúde) e nas reuniões periódicas organizadas pela autarquia, que contam com a presença de empresários da região para definir estratégias para o concelho; perten
