Vocologia do Fado | Primeiro estudo científico da voz cantada em Portugal – IPS – Instituto Politécnico de Setubal
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Vocologia do Fado | Primeiro estudo científico da voz cantada em Portugal

O projeto de investigação
Vocologia do Fado, a decorrer desde 2006 sob coordenação da
docente Ana Paula Mendes, da Escola Superior de Saúde do Instituto
Politécnico de Setúbal
(ESS/IPS), acaba de publicar o seu
primeiro grande produto.  

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Trata-se da Escala de
Apreciação da Voz Cantada – EAVOCZ
, um instrumento de
estudo áudio-percetivo da voz dos fadistas, que surgiu como resposta a uma
necessidade do próprio projeto, pioneiro e até agora único em
Portugal, no sentido em que se propõe caracterizar a voz cantada à
luz de critérios científicos e também artísticos
.

A EAVOCZ já está disponível
em Português, na CreateSpace, da Amazon, seguindo-se as respetivas
traduções para a língua inglesa e para o Espanhol, o que levou a
investigadora em Terapia da Fala à Universidade de Talca, no Chile, onde se
encontra desde o início do mês.

Iniciado cinco anos antes da
classificação do fado como Património Imaterial da Humanidade da
Unesco, e justamente com o intuito de conhecer, proteger e valorizar as vozes dos seus
intérpretes, o projeto Vocologia do Fado deu os primeiros passos com um estudo-
piloto envolvendo 15 fadistas. Dados os resultados promissores, registados em artigo
então publicado no “Journal of Voice”, a investigação,
financiada pela Fundação Calouste Gulbenkian, evoluiu depois para uma
amostra alargada de 104 intérpretes, abrangendo amadores (90),
profissionais (14), homens (47) e mulheres (57). 

“Pretendeu-se estudar acusticamente a voz do
fadista e para isso as vozes foram gravadas com gravadores digitais e microfones de
cabeça, isto é, aparelhos desenhados especificamente para a captura e
análise da voz humana. Também se pretendeu estudar áudio-
percetivamente a voz do fado e, para isso, recorreu-se
à construção do instrumento Escala de Apreciação
da Voz Cantada – EAVOCZ, desenhado e criado especificamente para este
objetivo
. E que foi analisado por juízes com diferentes
backgrounds académicos e profissionais: professores de canto,
terapeutas da fala, fadistas e público em geral”, resume a investigadora Ana
Paula Mendes.

O segundo produto a resultar deste projeto é
o livro “Vocologia do Fado – A Voz do fado”, que
será publicado este ano e que se destina a um leque multidisciplinar de leitores –
fadistas, professores de canto, cantores, maestros vocais, otorrinolaringologistas,
apaixonados pelo fado ou meros curiosos – na medida em que inclui
informação em diferentes áreas científicas que complementam
o conhecimento no domínio do canto.

O grande objetivo é, colocando o estudo no
plano prático, “quantificar e qualificar estas centenas de vozes, e
perceber o que é a voz do fado, e o que se gosta e não gosta no
fado”. O que, conclui a docente da ESS/IPS, terá aplicação
concreta nas “vertentes pedagógica, clínica e artística da voz
canta

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