ESE/IPS forma professores do ensino primário em Angola
Sete docentes da Escola Superior de
Educação (ESE/IPS) cumprem, até ao
próximo dia 3 de novembro, mais uma missão em
Luanda, Angola, no âmbito do Projeto de Aprendizagem para
Todos (PAT), que visa melhorar as competências científicas e
pedagógicas dos professores do ensino primário.
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Os docentes da ESE/IPS Ana Sequeira, Ana
Moura, Fátima Mendes, Fernanda Botelho, Jorge Pinto, José Duarte e Nelson
Matias dão assim continuidade ao processo de formação de
133 professores-formadores das Escolas de Magistério e 18 coordenadores
provinciais das Zonas de Influência Pedagógica (ZIP) e supervisores
pedagógicos, que se iniciou há dois anos e que entra agora na sua
última fase.
A Diferenciação
Pedagógica em Matemática e Língua Portuguesa e a
Educação Especial serão os temas base da
formação, iniciada no passado dia 22 de outubro e que envolverá
ainda os Projetos em Educação e a Supervisão
Pedagógica. A ação é suportada em cinco livros que
serão validados com os formandos e posteriormente editados sob a forma de
módulos, um para cada um dos temas.
O PAT segue uma metodologia de
formação em cascata, o que pressupõe que estes formandos
transmitam, em janeiro de 2019, os conhecimentos adquiridos a cerca de 660 formadores
das escolas ZIP e, posteriormente, em maio e agosto, a cerca de 15 000
professores do ensino primário.
O projeto, promovido pelo Ministério da
Educação de Angola, em parceria com o Banco Mundial e a
Fundação Calouste Gulbenkian, foi concebido a pensar fundamentalmente nos
professores do ensino primário angolano com mais baixas
qualificações e pretende alcançar o universo de meio
milhão de alunos abrangido pelas cerca de 1 000 escolas envolvidas.
29 de outubro/2018
