IPS estuda impacto da pandemia na voz do professor – IPS – Instituto Politécnico de Setubal
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IPS estuda impacto da pandemia na voz do professor

A Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Setúbal
(ESS/IPS) e a Sociedade Portuguesa de Terapia da Fala (Departamento de Voz), em
parceria com a Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (Brasil), estão a
desenvolver um estudo que pretende medir o impacto das medidas de combate à pandemia
na voz do professor.

A investigação, sob a designação “Covid-19: impacto das medidas de
mitigação da pandemia na voz do professor”
, é coordenada pela
docente Sónia Lima, ESS/IPS
, e acaba de lançar um questionário, disponível aqui, através do
qual convida os docentes interessados a contribuírem com os seus testemunhos.

O estudo, que conta também com a colaboração da Escola Superior de Saúde do
Instituto Politécnico do Porto, parte do contexto presente de pandemia que, ao longo das
suas várias fases, implicou a adaptação do corpo docente a novas formas de lecionar, com
consequências, maiores ou menores, num dos seus principais instrumentos de trabalho – a
voz. 

Segundo a investigadora responsável, “as novas realidades de ensino,
como o ensino à distância, mas também o presencial, com o uso de medidas de proteção
como as máscaras, podem ter trazido novos fatores de risco, sendo importante conhecer
efetivamente qual o seu impacto, para que se possam orientar programas de Intervenção e
Promoção de Saúde Vocal junto destes profissionais
“.

Sónia Lima refere ainda que, entre os profissionais que utilizam a voz como
instrumento de trabalho, “os professores são os que têm maior prevalência de disfonia
(perturbação da voz)”, estando frequentemente expostos ao “risco de desenvolver sintomas
vocais como rouquidão, soprosidade, fadiga e dificuldade na projeção vocal, associado a
fatores como o uso prolongado da voz, ambiente físico de trabalho, hábitos de vida
prejudiciais, e situações de stress”.

Terapeuta da Fala e mestre em Ciências da Fala, a docente coordena o curso de
licenciatura em Terapia da Fala, do Departamento de Ciências da Comunicação e da
Linguagem da ESS/IPS, desenvolvendo investigação e formação na área da reabilitação e
habilitação vocal artística e não artística.

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06 de maio/2021

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