IPS considerado um bom exemplo de “cooperação universidade-empresa”
Um relatório recentemente divulgado pela Comissão Europeia sobre as
dinâmicas de cooperação entre a academia e o tecido empresarial destaca
o exemplo dos “laboratórios vivos” promovidos pela aliança
universitária E³UDRES² e a sua concretização em Portugal,
sob coordenação do Politécnico de Setúbal (IPS).
No documento, os chamados I Living Labs, um dos conceitos
desenvolvidos por este consórcio europeu cofundado pelo IPS em 2020, são
apontados como uma das boas práticas nas áreas da
inovação, investigação e educação, na
medida em desafiam equipas internacionais e interdisciplinares de estudantes a encontrarem
soluções inteligentes e sustentáveis para problemas reais, colocados por
parceiros regionais.
O relatório “Cooperação Universidade-Empresa:
iniciativas a nível da UE e implementação no terreno”
exemplifica a escolha com um I Living Lab desenvolvido em 2022, tendo
como temática o contributo das microalgas e da robótica para a agro-
valorização. O laboratório, coordenado pelo IPS em parceria com a
Universidade Politécnica de Timisoara, na Roménia, partiu de um
desafio lançado por profissionais da indústria vinícola e do
cultivo de microalgas, que procuravam soluções para
valorização de subprodutos e otimização de processos,
através da robótica.
“As equipas de estudantes internacionais conseguiram oferecer duas
soluções para monitorizar e otimizar o processo de crescimento de microalgas,
tanto em ambiente laboratorial como de utilização industrial alargada”,
descreve o documento, sublinhando o “impacto positivo” deste
laboratório para a agroindústria e, de uma forma global, para a
sustentabilidade dos recursos alimentares produzidos na região.
Para Raquel Barreira, pró-presidente e coordenadora
da aliança no IPS, esta menção da Comissão Europeia
representa “o reconhecimento externo das nossas práticas de
inovação pedagógicas, o que, aliado ao ótimo retorno que temos
recebido por parte dos nossos estudantes, docentes e parceiros regionais que têm
participado nos laboratórios vivos, vem reforçar a nossa confiança na
implementação deste tipo de abordagens”.
Sobre os I Living Labs da aliança universitária E³UDRES², a
Comissão Europeia realça ainda o caráter inovador da metodologia de
trabalho usada, com supervisão dos chamados “empreendedores
educacionais”, cuja função é orientar os estudantes no processo
de cocriação, de acordo com método de design
thinking, estimulando-os a desenvolver competências para o futuro.
19
de outubro/2023
