Semana da Empregabilidade: Como está a IA a moldar o recrutamento
A Inteligência Artificial (IA) chegou ao mercado de trabalho para ficar, resultando em
processos de recrutamento mais ágeis e rápidos, ao permitir que os
técnicos invistam o seu tempo a avaliar os candidatos que realmente se adequam
às necessidades das empresas e organizações.
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Este foi o cenário hoje descrito por vários especialistas em gestão
de pessoas e talentos, no âmbito da conferência de abertura
da 11.ª Semana da Empregabilidade do Politécnico de Setúbal
(IPS), dedicada à temática “Inteligência Artificial e
Inteligência Emocional: do que depende o futuro do recrutamento?”.
Andreia Reis, head of Talent Attraction and Acquisition da consultora
EY, enumerou as vantagens da IA, nomeadamente na tarefa de triagem curricular.
“Após validação dos currículos,
chamávamos anualmente cerca de 1.200 pessoas para entrevistas presenciais, o que
era um investimento muito grande, em espaço, tempo e também em recursos
humanos. Desde 2019 estamos a automatizar as duas primeiras fases do processo e
reduzimos as entrevistas para 600”.
Descrevendo um processo semelhante, Vânia Borges, diretora de
Recursos Humanos da Adecco Portugal, referiu que, “acima de tudo, o
que se pretende com o recurso à IA é libertar os recrutadores sobretudo para
a interação humana, para a parte relacional, nas entrevistas, em que é
preciso passar tempo com os candidatos para os conhecer”.
Já Rui Marques, coordenador do Relational Lab, explicou
porque é que, em seu entender, “o futuro depende da inteligência
relacional”, sendo que “somos seres relacionais, desde o útero
até ao leito de morte”. No contexto da empregabilidade, sublinhou,
“inteligência relacional é a competência que permite
equilibrar tecnologia e humanização, estratégia e empatia,
individualidade e colaboração, garantindo que as relações
profissionais são geradoras de desenvolvimento sustentável para pessoas,
equipas e organizações”.
A 11.ª Semana da Empregabilidade do IPS prossegue até sexta-feira, dia
14, com um programa pontuado por vários momentos de interação
entre estudantes e potenciais empregadores, nomeadamente na Feira de Emprego,
nos dias 12 e 13 de março, que reúne mais de 120
empresas e organizações.
Organizada em parceria com a Associação Académica (AAIPS)
desde a primeira edição, a iniciativa “já se tornou uma
referência nacional no apoio à inserção profissional dos estudantes
e recém-diplomados”, que, ano após ano,
“reforça o compromisso do IPS com a qualificação, a
inovação e o futuro do trabalho”, tal como referiu na
sessão de abertura a presidente da instituição, Ângela
Lemos, lembrando também que o IPS se mantém como
“o politécnico com a menor taxa de desemprego a nível
nacional, tendo alguns cursos uma taxa de 0%”.
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“O poder da Marca: como a Marca Pessoal e Empresarial podem impulsionar o
sucesso profissional” é o tema da palestra que marca o arranque do
programa de amanhã, dia 11, a cargo dos gestores de talento João Antunes, do
grupo Inditex, e de João Rodrigues, da Aubay Portugal. À tarde, o programa
prossegue com a mesa-redonda “Top Employers 2025: o que procuram as melhores
empresas e organizações?”, com a presença dos
especialistas em Recursos Humanos Fábio Alves, do Santander Portugal, e Suzel
Caldas, da Inetum Portugal, com moderação de Luís Sottomayor, da
Talent Portugal.
O programa detalhado está disponível em www.ips.pt.
10
março/2025
