
Nuno Duarte, vencedor do Prémio LeYa 2024 com o romance “Pés de Barro”, é o convidado da próxima sessão do Clube de Leitura do Politécnico de Setúbal (IPS), marcada para 10 de dezembro, pelas 13h00, na Biblioteca da Escola Superior de Educação (ESE/IPS).
A iniciativa, inserida no ciclo “Encontro com os Escritores”, conta com moderação da administradora do IPS, Célia Costa, convidando a comunidade académica e o público externo a debruçar-se sobre esta obra que conquistou o maior galardão literário para romances inéditos em língua portuguesa.
Tendo como cenário a construção da primeira ponte sobre o Tejo e as partidas para a guerra colonial, “Pés de Barro” é a primeira obra literária de Nuno Duarte, publicitário de 52 anos, que resultou de anos de leitura e da vontade de compreender “como se faz um livro”.
A narrativa acompanha Victor Tirapicos, um jovem serralheiro que, após sair da prisão por roubar para matar a fome, procura trabalho nas obras da ponte, enfrentando as tensões entre modernidade e opressão.

O romance dá vida a figuras populares e aos dilemas sociais então vividos num pátio operário de Alcântara, num “retrato muito dinâmico e vivo do Portugal dos anos 1960“, que é também “um anúncio metafórico do 25 de Abril”, tal como o definiu o júri do Prémio LeYa 2024, presidido pelo poeta Manuel Alegre.
O Clube de Leitura do IPS é uma iniciativa mensal, aberta a toda a comunidade académica e demais interessados, oferecendo um espaço de fruição e partilha de experiências de leitura.
