
Programas de Mentoria mobilizaram perto de 400 participantes ao longo de 2025/2026
- Categorias Comunidade, Diplomados, Empregabilidade, Estudantes, Notícias, Sucesso Académico
- Data 21/07/2026
IPS promove iniciativas de acompanhamento entre colegas ao longo do percurso académico e na transição para o mercado de trabalho
Com o encerramento do ano letivo, o Politécnico de Setúbal (IPS) dá por concluída mais uma edição dos seus Programas de Mentoria – Interpares e Alumni – iniciativas que mobilizaram perto de quatro centenas de estudantes e diplomados com vista a assegurar acompanhamento entre colegas ao longo do percurso académico e na transição para o mercado de trabalho.
Nas sessões de encerramento e balanço, que decorreram ao longo do mês de junho, foi possível aferir, através da partilha de experiências entre participantes, a importância da mentoria enquanto ferramenta de integração académica e social.
Foi também evidenciado o papel dos/as mentores/as no apoio aos/às estudantes que iniciam o seu percurso no Ensino Superior e na preparação para a entrada no mercado de trabalho, tendo os testemunhos partilhados apontado para um impacto positivo no desenvolvimento pessoal e académico dos/as participantes.
Mentoria no IPS: um percurso contínuo
A complementaridade entre os programas de Mentoria Interpares e Mentoria Alumni constitui um dos principais pontos fortes desta estratégia institucional. Em conjunto, asseguram um acompanhamento contínuo, desde a entrada no Ensino Superior até à integração profissional.
Para os/as estudantes do 1.º ano, a transição para o Ensino Superior pode representar um período exigente, marcado por mudanças significativas, como a adaptação a novas metodologias de ensino, a integração em novos contextos sociais ou, em muitos casos, a deslocação da residência habitual.
Neste contexto, o apoio de colegas mais experientes, no âmbito da Mentoria Interpares, assume um papel determinante. A partilha de conhecimento sobre o funcionamento da instituição, os serviços disponíveis e a vivência académica contribui para uma integração mais informada e segura, com impacto positivo no percurso académico.
A participação nestes programas permite também aos/às estudantes desenvolver competências pessoais e sociais, reforçar a confiança e, em muitos casos, assumir posteriormente o papel de mentor/a, promovendo uma lógica de entreajuda entre pares.
Este percurso prolonga-se com a Mentoria Alumni, que reforça a ligação ao mundo do trabalho, através de quem já se formou e tem experiência profissional acumulada. O envolvimento de diplomados/as contribui para a preparação da entrada no mercado de trabalho, através da partilha de experiências, orientação e alargamento de redes de contacto.
Em conjunto, os programas de mentoria do IPS afirmam-se como instrumentos relevantes na promoção do sucesso académico, da empregabilidade e do sentido de comunidade.
Mentoria IPS em números (2025/2026)
Mentoria Interpares
- Total de inscritos: 204
- Mentores/as: 91
- Mentorandos/as: 113
- Parcerias estabelecidas: 61
- Taxa de satisfação: 4,15 (1-5 pontos)
- Representatividade: todos os ciclos de estudo (CTeSP, licenciatura e mestrado) e todas as Escolas do IPS
Mentoria Alumni
- Participantes: 149
- Mentores/as: 65
- Mentorandos/as: 84
- Equipas constituídas: 84
- Taxa de satisfação: 9,1 pontos (1-10 pontos)
- Representatividade: todos os ciclos de estudo (CTeSP, licenciatura e mestrado) e todas as Escolas do IPS.
Próximas edições em preparação
Com várias edições já realizadas, os Programas de Mentoria do IPS afirmam-se como iniciativas consolidadas, em evolução contínua e alinhadas com a estratégia institucional de promoção do sucesso académico e da empregabilidade.
No âmbito da preparação da edição 2026/2027, realizou-se no dia 19 de junho a ação de formação inicial para mentores/as do Programa de Mentoria Interpares, centrada no desenvolvimento de competências essenciais para o exercício da função.
As inscrições para o Programa de Mentoria Interpares encontram-se abertas, dirigindo-se a todos/as os/as estudantes interessados/as em participar.
As candidaturas à Mentoria Alumni serão abertas no arranque do novo ano letivo.
Mais informações disponíveis em aqui.
