A obtenção de um diploma possibilita melhores oportunidades de trabalho
##1##
Estudos recentes demonstram que os diplomados do ensino superior encontram melhores oportunidades de trabalho, sendo “duas vezes mais rápido” o seu acesso ao emprego, quando comparados com os que têm apenas o ensino secundário completo. No atual contexto de crise, com as alterações no mercado de trabalho, com o aumento da instabilidade e dos níveis de desemprego, a inserção profissional dos jovens que concluem o ensino superior pode ser mais difícil e morosa, mas a credenciação superior
continua a ser uma mais-valia.
O último estudo realizado pelo Observatório de Inserção na Vida Ativa do Instituto Politécnico de Setúbal, junto dos seus diplomados de licenciatura e de mestrado, indica que a grande maioria já trabalhava no decorrer dos seus estudos (trabalhadores estudantes) verificando-se, assim, que já não são apenas os jovens que terminam o ensino secundário a ingressar no ensino superior. Este crescimento do número de estudantes adultos, que apesar de já possuírem um emprego procuram, através da obtenção do diploma, a possibilidade de progredir na carreira e a obtenção de novos conhecimentos e competências.
De referir, ainda, que cerca de 80% dos licenciados e 96% dos mestres do IPS, que estão atualmente a trabalhar, desenvolvem funções relacionadas com a área dos estudos que concluíram, sendo que mais de metade possui um contrato de trabalho sem termo.
De acordo com os dados mais recentes publicados pela Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência, em junho de 2013, o IPS apresentava nas suas licenciaturas uma taxa de desemprego de cerca de 7,1% quando, a nível nacional, a taxa de desemprego da população portuguesa rondava os 16,4%.
O IPS apresenta em junho de 2013 uma situação mais favorável, relativamente aos dados publicados em dezembro de 2012: a taxa de desemprego dos seus licenciados, neste período de 6 meses, diminuiu cerca de 13%.
O decréscimo acentuado das taxas de desemprego em todos os cursos de licenciatura do IPS estará, sem dúvida, relacionado com as algumas iniciativas desenvolvidas pelo IPS nos últimos anos, como a feira de emprego, workshop de emprego, portal de emprego, gabinete de apoio à inserção profissional, gabinete de apoio ao empreendedorismo, entre outros, e que têm promovido a inserção dos diplomados pelo IPS no mercado de trabalho.
