
Acolhimento aos novos estudantes: presidente realça aposta numa “educação humanista”
- Categorias Concursos, Estudantes, Institucional, Vida Académica
- Data 16/09/2025


Politécnico de Setúbal deu as boas-vindas a cerca de 1.660 novos estudantes
A presidente do Politécnico de Setúbal (IPS), Ângela Lemos, deu hoje as boas-vindas aos/às novos/as estudantes da instituição, na tradicional sessão de acolhimento organizada em parceria com a Associação Académica (AAIPS).
Terminada a 2.ª fase do Concurso Nacional de Acesso (CNA), o IPS assinala a entrada de 977 novos estudantes por esta via, registando uma taxa de colocação de 73 por cento e uma maioria de candidatos a escolher o IPS como 1.ª opção. A estas juntam-se as 684 colocações através do concurso especial para Cursos Técnicos Superiores Profissionais (CTeSP), o que perfaz, de momento, cerca de 1.660 novos/as estudantes.
Aos recém-chegados, a responsável elencou as várias oportunidades de crescimento que o Ensino Superior oferece e lembrou que, ao escolherem o IPS, optaram por uma instituição que se orgulha de “apostar numa educação humanista, que olha para cada estudante não apenas como um futuro profissional, mas como uma pessoa com talentos únicos, sonhos próprios e um enorme potencial de transformação. O IPS acredita nas pessoas e na sua capacidade de mudar o mundo”.
Além dos conhecimentos técnicos e científicos, o IPS é também o espaço de construção de “competências pessoais e sociais fundamentais: a capacidade de trabalhar em equipa, de comunicar com empatia, de inovar, de liderar e de contribuir para uma sociedade mais justa e solidária”, prosseguiu.
No arranque deste programa de acolhimento, com um conjunto de atividades, incluindo a praxe, que pretendem apresentar a instituição, as suas escolas e comunidade académica e as cidades de Setúbal e do Barreiro, a presidente do IPS voltou a apelar para a criação de “um clima de respeito, inclusão e liberdade de escolha”, lembrando que “a integração é para todos e todos devem sentir-se seguros e respeitados”.
Em palco, para acolher os/as novos/as estudantes, estiveram também os/as diretores/as das cinco escolas, além do presidente da AAIPS, Ivan Svac, e do Provedor do Estudante, Fernando Almeida, que se disponibilizaram a ajudar no processo de integração, em cada uma das suas áreas de atuação. “Aproveitem tudo ao máximo e contem com a Associação Académica para deixarem a vossa marca e o vosso projeto no IPS”, apelou o estudante Ivan Svac.
Por seu turno, Fernando Almeida realçou a “cultura de participação democrática” vivida no IPS, que o Provedor do Estudante deve procurar garantir, lembrando ainda a missão deste órgão independente a quem o estudante pode recorrer “quando considerar que os seus direitos não estão a ser respeitados”.
Refira-se que na 2.ª fase do CNA o IPS disponibilizou 643 vagas, colocando 260 candidatos/as distribuídos/as por 28 licenciaturas, 15 delas com preenchimento total de vagas. As matrículas online decorrem até amanhã, dia 17.