Ciclo mensal ‘Ciência à Conversa’ vai até ao Museu do Trabalho | 16 maio
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O ciclo mensal “Ciência à Conversa”,
promovido pelo Politécnico de Setúbal (IPS), vai pela primeira vez sair
do campus de Setúbal, rumando até ao Museu do
Trabalho Michel Giacometti já esta quinta-feira, dia 16,
para debater a temática dos “Museus como espaços de aprendizagem
no Ensino Superior”.
O IPS associa-se assim a este espaço municipal de Setúbal nas
comemorações do Dia Internacional dos Museus, que se
assinala no próximo dia 18 de maio, sob o tema “Museus para a
Educação e Investigação”.
A sessão, aberta à comunidade académica e a todos os
interessados, terá início pelas 14h30, contando com os contributos de
Maria Amélia Marques, docente da Escola Superior de Ciências
Empresariais (ESCE/IPS), e Ana Taborda, diplomada em Gestão de
Recursos Humanos. Ambas vão dar a conhecer o desafio
“Bring Sexyness to the Museum”, desenvolvido em 2021 por
docentes e estudantes do IPS no âmbito de um projeto de inovação
pedagógica, segundo a metodologia da plataforma de inovação de
origem finlandesa Demola.
O projeto, cofinanciado pelo POCH – Programa Operacional Capital Humano,
procurou atrair novos públicos para o Espaço Memória, no Barreiro,
envolvendo ao longo de nove semanas uma equipa multinacional, constituída por
cinco estudantes de diferentes instituições de Ensino Superior, duas docentes
facilitadoras, e um representante do museu.
“Seguindo os princípios da cocriação, nomeadamente
a aceitação da diversidade, curiosidade, abertura a novas opiniões e
à imperfeição, a equipa recorreu às metodologias ágeis
para analisar os contextos, tendências e soluções para resolver o
problema, sempre tendo como ponto de contacto as docentes facilitadoras e, como
interlocutor, o parceiro do museu”, desvenda Maria Amélia Marques.
O resultado final, adianta a docente, “apresentou-se, não só
como uma proposta útil e criativa para o Espaço Memória, mas
também como um processo de aprendizagem para todos os envolvidos no
processo”, que desenvolveram competências sobretudo nas
áreas comportamental, linguística e digital, bem como
conhecimentos técnico-científicos sobre a problemática,
nomeadamente nos domínios da museologia e do conhecimento do território.
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14 maio/2024
