
Clube de Leitura do IPS dinamiza sessão na Casa Fernando Pessoa
- Categorias Biblioteca, Cultura, Estudantes, Inclusão e diversidade
- Data 18/02/2025

Sessão “Livres de ser múltiplos”, no dia 20, integra programa cultural aberto à população
O Politécnico de Setúbal (IPS) promove esta quinta-feira, dia 20, uma visita guiada à Casa Fernando Pessoa, em mais uma sessão do Clube de Leitura “Asa Delta: Leituras pela Liberdade”, dinamizado por estudantes e aberto à participação de toda a comunidade académica e público externo.
O encontro desde mês convida os e as participantes a refletirem sobre o mote “Livres de ser múltiplos”, na casa que foi habitada pelo poeta dos heterónimos nos últimos 15 anos de vida e onde é possível conhecer a sua vida e obra numa exposição patente em três pisos.
Neste lugar de memória e de criação literária, onde também está disponível uma biblioteca especializada em poesia mundial, pretende-se promover, mais uma vez, uma reflexão sobre a escrita e a leitura como ferramentas fundamentais de conhecimento, cidadania e de liberdade.
O Clube de Leitura “Asa Delta: Leituras pela Liberdade” resulta de uma candidatura do IPS a uma iniciativa do Plano Nacional de Leitura (PNL) e da Direção-Geral do Ensino Superior (DGES), que visa apoiar e promover Clubes de Leitura geridos e dinamizados pelos/as próprios/as estudantes, como estímulo ao crescimento pessoal e cultural, pensamento crítico e diálogo inclusivo, assumindo como mote, no seu ano de arranque, o tema da Liberdade.
O projeto vai decorrer durante o ano letivo 2024/2025, com uma sessão por mês, contemplando conversas sobre livros, tertúlias temáticas, visitas guiadas a locais de interesse e um workshop de escrita criativa.
Estas sessões mensais são parte de um programa cultural mais vasto que o IPS disponibiliza para usufruto também da sua comunidade envolvente, em Setúbal e no Barreiro, integrando exposições com trabalhos de artistas locais e de estudantes, e iniciativas nas áreas da música e do teatro. A programação agendada até final de março já pode ser consultada no portal da instituição, em www.ips.pt.