Back

Projetos de Inovação Pedagógica

Apoiar ideias que transformam o ensino e a aprendizagem

A Unidade para a Inovação Pedagógica e Promoção do Sucesso Académico do Politécnico de Setúbal (UIPPSA-IPS) apoia projetos que promovem metodologias de ensino inovadoras, tecnologias educacionais emergentes e práticas pedagógicas centradas na melhoria da experiência académica no IPS. Estes projetos são essenciais para promover um ensino mais eficaz e dinâmico, alinhado com as necessidades atuais do mercado e os desafios do mundo contemporâneo.

Concurso IPS & Santander: InovPed

 Como reforço da estratégia de inovação pedagógica, o IPS, com o apoio do Banco Santander, criou o concurso IPS Santander – InovPed, que apoia projetos a desenvolver nos cursos de CTeSP, Licenciatura e Mestrado, em todas as áreas científicas.

Candidaturas até 15 de março de 2025, às 17h00
Submissão para: sucesso.academico@ips.pt

Projetos em curso

A UIPPSA-IPS coordena atualmente vários projetos com foco em práticas pedagógicas inovadoras, tecnologias aplicadas ao ensino e promoção da aprendizagem ativa. Estes projetos contribuem para um ambiente académico mais envolvente, inclusivo e dinâmico.

Podcast: A Contabilidade para além dos números

Responsável: Prof.ª Célia Picoito – ESCE/IPS
Palavras-chave: Podcasting; Comunidade; Temas emergentes na Contabilidade; Conhecimento; Estudantes de Contabilidade.
Sumário: Com a criação de um Podcast, o objetivo é trazer à discussão temas emergentes, que permitam pensar, refletir e discutir, sobre a profissão e o seu impacto na comunidade envolvente, muito além de tudo o que é lecionado em sala de aula, através do desenvolvimento de um sentimento de pertença a um grupo alargado e relacionado.

Potenciando o desenvolvimento de produtos em co-criação

Projeto integrado: Potencializando o Desenvolvimento de Produtos em Co-criação com contabilidade Analítica, Marketing e Inteligência Artificial.
Responsável: Prof.ª Karla Menezes – ESCE/IPS
Palavras-chave: Co-criação; Inovação Pedagógica; Marketing; Contabilidade Analítica; Inteligência Artificial
Sumário: O principal objetivo deste projeto é criar um produto e implementar ações estratégicas integradas que capitalizem os conhecimentos em contabilidade analítica e marketing, aproveitando as capacidades da inteligência artificial para medir a eficácia do produto e da campanha junto do público-alvo.

Big6 – Literacia de informação e resolução de problemas

Responsável: Prof.ª Mariana Veiga – ESE/IPS
Palavras-chave: Big6; Literacia de Informação; Interdisciplinaridade; Resolução de Problemas
Sumário: O projeto tem como objetivo desenvolver uma prática de ensino interdisciplinar, no contexto do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º ciclo do Ensino Básico, nas UC da Didática da Língua, Didática da Matemática e Didática do Estudo do Meio. A sua conceção tem na base a articulação entre diferentes opções pedagógicas, nomeadamente o modelo Big6, centrado na resolução de problemas e na promoção da literacia de informação: a aula invertida, a aprender com os especialistas.

“SENTI” - Student & Social Engagement Network Timely Informe

Responsável: Prof.º Paulo Bogas – ESCE/IPS
Palavras-Chave: Argumentation Mining; Automates Essay Scorning; Community of Inquiry; Learning Analytics; Learning as a Network
Sumário: O Projeto SENTI é traduzido num modelo de instrução de comunidades de investigação (Garrison et al., 2024, distinguindo presença cognitiva e social. Cada estudante criará uma comunidade de marca online para a qual tentará atrair colegas através de estratégias de Marketing Digital.

Bem-estar digital: uma investigação-ação participativa

Responsável: Prof.ª Lídia Marôpo – ESE/IPS
Palavras-Chave: Bem-estar Digital; Investigação-Ação; Culturas Digitais; Jovens
Sumário: O projeto tem como objetivo explorar o tema-estar digital através de uma investigação-ação participativa (Kindon et al., 2007) envolvendo estudantes da Licenciatura em Comunicação Social do IPS.

Projetos Concluídos

Aqui, pode consultar os anteriores que foram concluídos com o apoio da UIPPSA-IPS, como forma de ver os resultados alcançados e as boas práticas implementadas. Os projetos concluídos são um reflexo do compromisso contínuo do IPS em promover um ensino inovador e de qualidade.

Responsável: Prof.ª Maria de Fátima Mendes – ESE/IPS
Palavras-Chave: Educação de Infância; Histórias; Linguagem Oral e Abordagem à Escrita; Matemática; Escrita Académica
Sumário: Este projeto desenvolve-se no âmbito do curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º ciclo do Ensino Básico e visa, por um lado, promover a articulação, a partir de livros infantis, entre diferentes áreas disciplinares no contexto da UC Didática de Educação de Infância I e, por outro, a articulação entre esta UC e a UC de Língua e Literatura Portuguesas-Módulo- Escrita Académica.

Responsável:Prof. º Paulo Bogas – ESCE/IPS
Palavras-Chave:
Cocriação, Team-based Learning, Experiential Learning, Collaborative Online International Learning, Realidade Aumentada
Sumário: O projeto pedagógico CiEL pretende envolver estudantes num contexto de cocriação em equipas multidisciplinares e multiculturais, respondendo aos desafios dos profissionais do século XXI.

Responsável: Prof.ª Teresa Costa – ESCE/IPS
Palavras-Chave: Estratégia, Finanças, Problemas, Desafios, Empresas
Sumário: O projeto COTADAS, pretende contribuir para a formação e preparação dos futuros gestores para os desafios reais e problemas atuais das empresas. O projeto tem como objetivo a análise e desenvolvimento de cenários estratégicos facilitadores de propostas de valor inteligentes e sustentáveis, através de ferramentas digitais e inteligentes.

Responsável: Prof.ª Andreia Ferreri Cerqueira – ESS/IPS
Palavras-Chave: Simulação; Aprendizagem; Saúde; Enfermagem
Sumário: O Projeto S4Health visa otimizar a simulação enquanto metodologia ativa de ensino-aprendizagem, tendo emergido da necessidade (reforçada pelo contexto pandémico) de implementar metodologias pedagógicas inovadoras.

Visão Geral da Privacidade

Este site utiliza cookies para oferecer a melhor experiência possível. As informações dos cookies são armazenadas no navegador e permitem funcionalidades como reconhecer cada visitante quando regressa ao nosso site e ajudar a nossa equipa a perceber quais as secções que considera mais interessantes e úteis.

Cookies Estritamente Necessários

Os cookies estritamente necessários devem estar sempre ativados para que possamos guardar as preferências de configuração de cookies.

Cookies de Terceiros

Este site utiliza o Google Analytics para recolher informação anónima, como o número de visitantes do site e as páginas mais populares. Manter este cookie ativado ajuda-nos a melhorar o nosso website.