Mestrado em Administração Escolar e Políticas Educativas
-
Objetivos do curso
Capacitar os administradores escolares implica contribuir para que aumentem o seu conhecimento na área das políticas educativas, da compreensão da complexidade das organizações escolares e dos territórios em que estas se inserem, assim como da ação pedagógica com vista às aprendizagens e ao desenvolvimento integral das crianças, jovens e adultos, a missão central da escola, considerando-se:
- Conhecer os quadros conceptuais construídos na área das políticas educativas e da administração educacional e o modo como eles permitem refletir sobre as questões da governação.
- Compreender as instituições educativas enquanto organizações aprendentes e os mecanismos que promovem a mudança e a inovação no contexto da sua missão.
- Compreender a importância da investigação e da mobilização do conhecimento no exercício das funções de Administração Escolar.
- Promover os conhecimentos e as competências necessárias para o desempenho de funções de administração de organizações educativas. -
Escola
ESE - Escola Superior de Educação
-
Regime de estudo
presencial - Pós-laboral
-
Objetivos da aprendizagem e competências a desenvolver
1.Compreender o Estado Social e a sua relação com o Direito à Educação.
2.Entender a influência das múltiplas regulações nas políticas públicas.
3.Compreender e aprofundar os conceitos de centralização e descentralização, territorialização e políticas locais de educação, entendendo as relações entre as dinâmicas territoriais e as dinâmicas escolares e formativas.
4.Saber planear e gerir de forma informada as várias componentes e recursos na prestação do serviço educativo da organização.
5.Entender as várias conceções de liderança na sua relação com as instituições de Educação e Formação.
6. Conhecer o papel da avaliação e da autoavaliação na sua relação com processos de melhoria e agir em consonância.
7. Saber entender e problematizar as questões que se prendem com o sucesso educativo e a qualidade das aprendizagens das crianças, jovens e adultos.
8. Compreender a importância e o papel da investigação, da informação e da comunicação e o modo de as mobilizar positivamente. -
Saídas profissionais
-
-
Coordenador/a do curso
-
-
Reconhecimento da Aprendizagem Prévia
-
-
Condições de acesso e ingresso
A informação disponibilizada não dispensa a consulta à página da Direção Geral do Ensino Superior (DGES) e/ou a página de candidaturas.
-
Requisitos para obtenção da qualificação
-
-
Enquadramento legal e acreditação
R/A-CR 64/2026
Detalhes do curso
Plano de estudos
1º Ano
|
Regime |
Nome |
Área Científica |
ECTS |
|---|---|---|---|
|
1º Semestre |
GA |
5.0 |
|
|
1º Semestre |
CE |
5.0 |
|
|
1º Semestre |
CE/GA |
5.0 |
|
|
1º Semestre |
CE |
5.0 |
|
|
1º Semestre |
CE |
5.0 |
|
|
1º Semestre |
CE |
5.0 |
|
|
2º Semestre |
CE/I |
5.0 |
|
|
2º Semestre |
GA |
5.0 |
|
|
2º Semestre |
CE |
5.0 |
|
|
2º Semestre |
CE/GA |
5.0 |
Disciplinas Optativas
|
Regime |
Nome |
Área Científica |
ECTS |
|---|---|---|---|
|
1º Semestre |
CE/I |
5.0 |
|
|
1º Semestre |
CE/I |
5.0 |
|
|
2º Semestre |
CE/GA |
5.0 |
|
|
2º Semestre |
CE/GA |
5.0 |
2º Ano
|
Regime |
Nome |
Área Científica |
ECTS |
|---|---|---|---|
|
Anual |
CE/GA |
50.0 |
|
|
Anual |
CE/GA |
10.0 |
-
Selecionar Ano Letivo:
-
Tipo de Curso
Mestrado
-
Código DGES
MH64
-
Qualificação Atribuída
Mestre
-
Duração
2 Anos
-
Créditos ECTS
120.0
-
Documentos
-
Efetuar candidatura
Candidatura
