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Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º ciclo do Ensino Básico

    Detalhes do curso

  • Objetivos do curso

    Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º ciclo do Ensino Básico visa o desenvolvimento de um conjunto amplo, aprofundado e articulado de conhecimentos e saberes, nomeadamente:
    • conferir a habilitação profissional para a docência em Educação de Infância e no Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico;
    • proporcionar conhecimento sobre os conteúdos científicos, pedagógicos e didáticos relevantes, em estreita articulação com a prática pedagógica, para o processo de ensino-aprendizagem na Educação de Infância e no 1.º Ciclo do Ensino Básico;
    • contribuir para o desenvolvimento de práticas de intervenção pedagógica no âmbito da Educação de Infância e do 1.º Ciclo do Ensino Básico;
    • desenvolver competências de investigação e de reflexão sobre as práticas pedagógicas;
    • proporcionar a compreensão dos documentos curriculares de referência, nomeadamente, as Orientações Curriculares para a Educação Pré--Escolar, as Orientação Pedagógicas para Creche, o Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória, as Aprendizagens Essenciais (1.º Ciclo do ensino básico) e a Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania;
    • contribuir para a construção de conhecimento sobre contextos de educação e sobre as funções docentes, incluindo a ética profissional.

  • Escola

    ESE - Escola Superior de Educação

  • Regime de estudo

    presencial - Diurno

  • Objetivos da aprendizagem e competências a desenvolver

    O curso pretende habilitar para a docência em Educação de Infância e ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico com conhecimentos e competências que permitem:
    • intervir em contextos educativos ao nível da Educação de Infância e ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico;
    • analisar situações educativas complexas e desenvolver investigação em educação;
    • aplicar a teoria à prática, numa perspetiva profissionalizante;
    • desenvolver meios de reflexão, responsabilidade, especialização (expertise) e ética profissional no âmbito da prática docente;
    • participar ativamente nas instituições escolares, nomeadamente no que respeita à gestão escolar.

  • Saídas profissionais

    A conclusão deste Mestrado permite desenvolver atividade profissional como Educador/a de Infância e/ou Professor/a do 1.º Ciclo do Ensino Básico, nos seguintes contextos:
    • Escolas, creches e jardins de infância (públicos e privados);
    • Divisões educativas de autarquias;
    • Instituições de solidariedade social;
    • Organizações Não-Governamentais;
    • Centros culturais e museus;
    • Bibliotecas e ludotecas;
    • Investigação.

  • Coordenador/a do curso

    Elisabete Maria Xavier Vieira Gomes

    Mariana Abrantes de Oliveira Pinto Alte da Veiga

  • Reconhecimento da Aprendizagem Prévia

    O reconhecimento da aprendizagem prévia é efetuado de acordo com o Regulamento Académico do Instituto Politécnico de Setúbal

  • Condições de acesso e ingresso

    Todos os que desejam a obtenção de habilitação profissional para a docência no Pré-Escolar e do 1º Ciclo do Ensino Básico.
    Podem candidatar-se ao ciclo de estudos conducente ao grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e do 1º Ciclo do Ensino Básico, de acordo com o Decreto-Lei nº 9-A/2025 de 14 de fevereiro, aqueles que satisfaçam, cumulativamente, as condições dos pontos 1 e 3, ou aqueles que satisfaçam, cumulativamente, as condições dos pontos 2 e 3 apresentados de seguida:
    1. Serem titulares do grau de Licenciatura em Educação Básica obtido em Instituições de Ensino Superior de Portugal ou, quando oriundos de outras instituições, comprovado através de um processo de reconhecimento de grau, de acordo com o Decreto-Lei n.º 66/2018.
    2. Serem titulares do grau de Licenciatura obtido em Instituições de Ensino Superior de Portugal ou, quando oriundos de outras instituições, comprovado através de um processo de reconhecimento de grau, de acordo com o Decreto Lei n.º 66/2018 e satisfaçam os requisitos de créditos mínimos de formação, conforme redação do art.º 4 do Decreto-Lei nº 9-A/2025 e do anexo correspondente.
    3. Serem detentores do domínio oral e escrito da Língua Portuguesa e do domínio das regras essenciais da argumentação lógica e crítica, obtido através da aprovação numa prova com uma das seguintes caraterísticas:
    Prova documental: terem obtido aprovação em todas as Unidades Curriculares (UC) de Língua Portuguesa, de Linguística Portuguesa e de Didática do Português (num mínimo de 20 ECTS) ou em UC equivalentes, em qualquer Instituição do Ensino Superior (considera-se para este efeito que o certificado de habilitações discriminado).
    Prova escrita ou oral: realizada até dois anos antecedentes à data da candidatura, numa instituição de Ensino Superior.


    A informação disponibilizada não dispensa a consulta à página da Direção Geral do Ensino Superior (DGES) e/ou a página de candidaturas.

  • Requisitos para obtenção da qualificação

    Obtenção de aprovação em 20 Unidades Curriculares

  • Enquadramento legal e acreditação

    Despacho n.º 3621/2022 de 25 de março

Plano de estudos

1º Ano

Regime

Nome

Área Científica

ECTS

1º Semestre

Artes e Motricidade na Educação da Criança

AD

5.0

1º Semestre

Didática de Educação de Infância I

DE

10.0

1º Semestre

Estágio I

PES

10.0

1º Semestre

Fundamentos da Ação Pedagógica

AEG

5.0

2º Semestre

Ciências Sociais e Naturais

AD

5.0

2º Semestre

Didática de Educação de Infância II

DE

4.0

2º Semestre

Dimensões Socio-Históricas da Educação

AEG

5.0

2º Semestre

Escrita Académica

AD

5.0

2º Semestre

Estágio II

PES

6.0

2º Semestre

Tópicos de Matemática Discreta

AD

5.0

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