
Delegação chinesa visita IPS para futura cooperação em liderança e inovação educativa
- Categorias Cooperação, Engenharia e Tecnologia, Inovação, Institucional, Internacionalização
- Data 11/11/2025
Comitiva da Academia Nacional de Administração Educacional da China recebida na Oficina Lu Ban portuguesa
O Politécnico de Setúbal (IPS) recebeu recentemente a visita de uma delegação da Academia Nacional de Administração Educacional da China (NAEA), organismo afeto ao Ministério da Educação chinês que funciona como centro nacional consultivo sobre políticas educativas e de formação para dirigentes do setor.
A comitiva, constituída por cinco especialistas em práticas e metodologias de desenvolvimento de liderança educacional e encabeçada pelo vice-presidente Jingtian Yu, foi recebida na Escola Superior de Tecnologia de Setúbal (ESTSetúbal/IPS), onde visitou as instalações da Oficina Lu Ban Portuguesa, uma parceria com o Governo Municipal de Tianjin, China. Além da diretora da escola, Luísa Torre, e do docente coordenador deste projeto, José Lucas, marcaram igualmente presença a presidente do IPS, Ângela Lemos, e a vice-presidente para a Investigação e Internacionalização, Luísa Carvalho.
Neste laboratório de indústria 4.0, dinamizado em estreita colaboração com o corpo docente da Escola Vocacional de Mecânica e Eletricidade (EVME) de Tianjin, a delegação visitante pôde observar exemplos da investigação aplicada nos domínios da mecânica, eletrotecnia, ciência da computação, automação e robótica.
A NAEA é responsável pela organização de programas avançados destinados a gestores e administradores do ensino superior profissional e das universidades de ciências aplicadas, contando ainda com uma equipa de investigação de referência nacional na área da educação profissional.
Nesta visita ao IPS, pretendeu-se recolher boas práticas para o desenho de futuros programas, bem como criar oportunidades para identificar interesses comuns que possam sustentar uma cooperação futura.
