Dia do Politécnico de Setúbal 2025
O Politécnico de Setúbal celebrou, no dia 7 de outubro de 2025, o seu 46º aniversário, com a habitual sessão solene comemorativa do Dia do IPS, este ano marcada por um momento de reflexão sobre o papel da instituição na construção de um território mais inovador, sustentável e inclusivo, em articulação com a comunidade e os parceiros regionais.
Moderado por Carlos Ferro, editor executivo do “Diário de Notícias”, o painel de discussão “Desenvolvimento territorial e ligação à Academia no Horizonte 2030” foi um dos momentos altos da tarde de celebração, com a apresentação das principais conclusões da iniciativa colaborativa “Vamos pensar o território”, promovido pelo IPS no passado mês de julho.
Intervenções
A sessão solene comemorativa do Dia do IPS 2025 contou com a intervenção de Ivan Svac, presidente da Associação Académica do IPS, na abertura da cerimónia, e com Ângela Lemos, presidente do IPS, no encerramento.
Reconhecimento de trabalhadores/as e aposentados/as
O reconhecimento dos/as trabalhadores/as que completam 20 e 30 anos de serviço, bem como daqueles que se aposentam, é uma forma simbólica de valorizar a dedicação e contributo prestado ao longo dos anos. Esta homenagem simboliza o apreço pelo compromisso e pelo impacto positivo que estes profissionais tiveram e têm na comunidade académica, reforçando o papel fundamental que desempenham no crescimento e sucesso da instituição.
- Ana Castro
- Ana Mendes
- Ana Sofia Batista
- António Freitas
- Carla Picaró
- David Simões
- Helena Germano
- Helga Morais
- João Ferreira
- Paulo Alexandre
- Rita Fernandes
- Sónia Fernandes
- Susana Marques

- Alcina Prata
- Aldina Soares
- Alexandre Magrinho
- Aníbal Vieira
- António Vasconcelos
- Carlos Fortunato
- Célio Pina
- Fernando Cunha
- Helena Simões
- José Cordeiro
- José Simões
- Manuel Ferreira
- Maria Alcina Dourado
- Maria Leonilde Reis
- Nuno Costa
- Paula Miranda
- Paulo Santos
- Paulo Moita
- Ricardo Nunes
- Sandra Nunes
- Svetlana Chemetova

- Agostinho Bucha
- Alzira Duarte
- Ana Sequeira
- Laura Fanado
- Luciano Pereira
- Maria Cristina Gonçalves
- Maria Gabriela Colaço
- Miguel Ângelo Figueiredo
- Noémia Dimas
- Nuno Nunes
- Tília Narciso

Prémio de mérito académico de estudantes e diplomados/as
O Dia do Instituto Politécnico de Setúbal é o momento de celebrar o mérito académico de estudantes e diplomados/as do Politécnico de Setúbal. Nesta cerimónia são entregues os prémios, bolsas e distinções aos/às estudantes que demonstraram mérito excecional, no ano letivo de 2023/2024.
BOLSAS DE ESTUDO POR MÉRITO DA DIREÇÃO-GERAL DO ENSINO SUPERIOR
As Bolsas de Estudo por Mérito da Direção-Geral do Ensino Superior (DGES) são atribuídas aos/às estudantes do ensino superior com aproveitamento escolar excecional no curso que frequentam, tal como previsto no Regulamento de Atribuição de Bolsas de Mérito a Estudantes de Instituições de Ensino Superior.
Na cerimónia deste ano foram distinguidos os/as seguintes estudantes:
- Diogo Veigas, Curso Técnico Superior Profissional em Tecnologias e Programação de Sistemas de Informação
- Inês Mendes, Mestrado em Engenharia Biomédica
- Mariana Cachapa, Mestrado em Engenharia Biomédica
- Pedro Moura, Licenciatura em Engenharia Informática
- Pedro de Jesus, Mestrado em Engenharia e Gestão de Energia na Indústria e Edifícios

- Mariana da Cruz Alves, Licenciatura em Tradução e Interpretação de Língua Gestual Portuguesa
- Bárbara Encarnação, Curso Técnico Superior Profissional em Serviço Familiar e Comunitário

- Ana Catarina Capelo Pinto, Mestrado em Contabilidade e Finanças
- José Manuel Belém Aleixo, Licenciatura em Gestão de Recursos Humanos (Pós-Laboral)
- Manuel Justino Rosado, Licenciatura em Contabilidade e Finanças
- Marco Miguel Costinha Antunes, Licenciatura em Gestão de Recursos Humanos (Pós-Laboral)
- Tânia Isabel Pereira Santos, Curso Técnico Superior Profissional em Gestão de Turismo

- Nelson Rodolfo Ferreira de Carvalho, Mestrado em Conservação e Reabilitação do Edificado
- Vasco Miguel da Silva Pais, Licenciatura em Biotecnologia

- Francisco Rosado Martins, Mestrado em Prática Avançada de Fisioterapia em Neurologia
Prémio Carreira Alumni 2025
O Prémio Carreira Alumni é uma distinção que visa reconhecer e valorizar os/as diplomados/as do Politécnico de Setúbal que se destacam pelo seu percurso profissional de excelência e pelo impacto positivo na sociedade. Com a atribuição deste prémio, celebramos o sucesso, a liderança e a inovação, reforçando o orgulho que temos nos/as nossos/as diplomados/as e na contribuição que estes têm para o desenvolvimento da sociedade.
O diplomado distinguido com o Prémio Carreira Alumni 2025 foi Marco Luís Andrade Gouveia, licenciado em Gestão de Recursos Humanos pela Escola Superior de Ciências Empresariais.
Atualmente, Marco Gouveia é consultor de Marketing Digital, com mais de 20 anos de experiência; especialista em SEO, Google Ads e Web Analytics; CEO e consultor: Marco Gouveia – Digital Marketing Consulting; CEO e formador: Escola Marketing Digital; CEO da Influenza – Agência Marketing Influência; Google Regional Trainer e docente universitário.
É autor do livro Marketing Digital – O Guia Completo.
Painel de Discussão "Desenvolvimento territorial e ligação à Academia no Horizonte 2030"
Para fazer a introdução a este painel e enquadrar o percurso colaborativo que o antecedeu, a sessão contou com a intervenção de Carlos Mata, vice-presidente do Politécnico de Setúbal.

Nesta sessão foram partilhadas as principais conclusões da iniciativa «Vamos Pensar o Território», que, em julho de 2025, reuniu cerca de 80 participantes num exercício coletivo de reflexão sobre o futuro do território.
Moderador: Carlos Ferro, editor executivo do Diário de Notícias
Oradores convidados:
- Carla Cibele, Cultura, Diversidade e Identidade
- Pedro Pardal, Economia, Negócios e Empregabilidade
- Raquel Barreira, Educação Para o Futuro
- Fernando Santos, Saúde, Bem Estar e Qualidade de Vida
- Luís Coelho, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento
Aceda aqui para ouvir sobre os resultados das cinco temáticas.
Títulos e Distinções Honoríficas
A concessão de títulos e distinções honoríficas tem como principal objetivo homenagear, publicamente, as personalidades e entidades que, das mais variadas formas, contribuíram para o prestígio, dignificação e divulgação do IPS, quer em Portugal quer no estrangeiro, bem como as personalidades e entidades de reconhecido mérito, nacional ou estrangeiro que, mercê da sua dedicação à comunidade, ao país ou à humanidade, se tenham destacado dos demais.
A concessão dos títulos ou distinções honoríficas tem, ainda, por objetivo homenagear os trabalhadores do IPS que, no exercício das suas funções, se destacaram pela lealdade e pela dedicação a esta Instituição.
A atribuição dos títulos e distinções honoríficas está enquadrada no Regulamento para a Concessão de Títulos ou Distinções Honoríficas do Instituto Politécnico de Setúbal.
As Medalhas de Excelência destinam-se a agraciar os trabalhadores do IPS que tenham revelado excecional comportamento, zelo e competência nas suas funções.
Em 2025, receberam esta medalha: António Lucas, Sandra Mena Rodrigues e José Pedro Lucas.



O título de Professor Benemeritus é atribuído, com caráter vitalício, a professor/a em exercício, interno ou externo ao Politécnico de Setúbal, pelos serviços prestados às causas da Educação, Ensino, Ciência ou Tecnologia.
Em 2025 recebeu esta medalha: Eduardo Cruz

O título de Professor Emeritus é atribuído, com caráter vitalício, a professor/a jubilado, aposentado ou reformado deste Instituto, pela relevante contribuição que deu ou continua a dar, da qual advenha assinalável benefício ou prestígio para o País, para a Região ou para o renome do IPS.
Em 2025, recebeu este título: António Ramos Pires

Entregue a projetos de natureza socioeconómica e profissional dos quais resultem claros benefícios para a região, para o país e, em especial, para o Politécnico de Setúbal.
Em 2025, recebeu esta distinção a IAPMEI – Agência para a Competividade e Inovação.

Conferido em reconhecimento pelo notável contributo ao desenvolvimento científico e tecnológico, valorizando a permanente dedicação à inovação e aos projetos de relevância social.
O diploma de 2025 foi entregue à APS – Administração dos Portos de Sines e do Algarve.

Centros de Investigação
No discurso de encerramento a presidente do IPS, Ângela Lemos, deu especial destaque ao “investimento forte na investigação e inovação” com cinco unidades acreditadas pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT).
Assim, a professora Luísa Carvalho, vice-presidente do IPS, subiu ao palco para entregar um diploma de reconhecimento da Academia, pelo trabalho que foi feito pelos Centros de Investigação ao longo de dois anos:
- Luís Coelho, Centro de Ciências do Mar e do Ambiente (MARE)
- Miguel López, Algoritmi
- Fernando Santos, Centro de Investigação em Educação e Qualidade de Vida (CIEQV)
- Mário Espada, Centro de Investigação & Inovação em Desporto Atividade Física e Saúde (SPRINT)
- Maria João Carmezim, Centro de Química Estrutural (CQE)

