Diplomada da ESE/IPS recebe Prémio Literário da IGAC
Os contos “The Piano Man” e “De Amor e de Sol” e o poema “Eu, por assim dizer” valeram a Helena Freitas, diplomada do curso de Comunicação Social da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal (ESE/IPS), o 1.º prémio na categoria Literatura do concurso nacional “Mostra de Autores Desconhecidos”, promovido pela Inspeção-Geral das Atividades Culturais (IGAC).
Este concurso é um projeto de responsabilidade social da IGAC que tem como objetivo distinguir os trabalhos desenvolvidos, individualmente ou em grupo, por pessoas que residam ou desempenhem funções de apoio em zonas urbanas desfavorecidas.
| ##1## | Pós-graduada em Direito da Comunicação e mestre em Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação, Helena Freitas é, atualmente, doutoranda em Ciências da Comunicação no ISCTE-IUL, encontrando-se também envolvida num projeto no Bairro da Bela Vista em Setúbal, o “GARRRBAGE” (Grupo de Ação pela Recolha, Reabilitação e Reutilização de Bens Aproveitáveis – Gerações Ecologistas).
Esta iniciativa “eco-social” desafia os residentes do bairro (em situação de desemprego ou que disponham de algum tempo livre) a reciclarem e a restaurarem bens como móveis, roupa, brinquedos, eletrodomésticos, material escolar, entre outros, dando-lhes uma nova vida. Helena Freitas concilia a prática jornalística com a escrita, sendo autora de diferentes ensaios como “Jornalismo e Literatura: Inimigos ou Amantes?” (adaptação para livro da dissertação defendida na ESE/IPS), “Sigilo Profissional em Risco” e “O DN Jovem entre o Papel e a Net”. Em 2012, a autora foi também distinguida pela Câmara Municipal de Setúbal com o Prémio “Jovem Revelação” na categoria de “Comunicação Social”. O Instituto Politécnico de Setúbal congratula a diplomada pelo sucesso e reconhecimento alcançado no domínio da literatura. |
