Desportos II
-
Conhecimentos de Base Recomendados
-
-
Objetivos
Conhecer os fundamentos básicos das práticas desportivas vivenciadas.
Manifestar competências de observação e análise das habilidades desportivas.
Manifestar domínio das ações técnicas, táticas e regulamentares, como meios facilitadores da construção e aplicação de instrumentos e referenciais orientadores do processo de intervenção no âmbito do Desporto.
Revelar domínio concetual, técnico-pedagógico e metodológico para organizar e conduzir, em segurança, atividades no contexto dos desportos abordados.
Dominar a didática aplicada ao contexto desportivo.
Relacionar a didática e pedagogia na identificação das suas interdependências no contexto específico da prática desportiva.
Compreender a importância e o significado dos desportos como sistema de valores e na sua relação com os fatores fisiológicos, psicológicos e sociais do comportamento e desenvolvimento humano.
-
Métodos de Ensino
As sessões serão baseadas na vivência de atividades físicas e desportivas diversificadas, na observação e análise das mesmas e na conceção, organização e dinamização de atividades.
-
Estágio(s)
Não
-
Programa
GINÁSTICA
A - Teórica geral:
1. História da Ginástica e suas disciplinas
2. Enquadramento da Ginástica
3. Aquecimento e Preparação Específica adaptada à Ginástica
4. Filosofia educacional da Ginástica
5. Planeamento da Sessão de Treino e Controlo do Treino
6. Noções Básicas de Segurança na prática
B - Técnico-prática geral:
1. Enquadramento da Ginástica
2. Treino das Capacidades Físicas
3. Fundamentos da Ginástica
4. Música e Coreografia
5. Elementos Técnicos Gerais
6. Manipulações de Aparelhos Portáteis
C - Técnico-Prática específica:
1. Ginástica Artística Masculina/ Ginástica Artística Feminina
2. Ginástica Acrobática
3. Trampolins e Tumbling
4. Ginástica Rítmica
5. Ginástica Aeróbica
6. TeamGym
ATLETISMO
- Regras e Regulamentos: A organização das competições em Atletismo. As especialidades da modalidade e as formas de competição. Os regulamentos da modalidade. Evolução das técnicas e dos materiais e a adaptação dos regulamentos.
- Caracterização geral: O papel e a importância do Atletismo no processo global das atividades físicas e desportivas;
- Estudo e análise das técnicas, tendo por base o sistema de gestos característicos de cada uma das diferentes especialidades do atletismo;
- Domínio das ações motoras comuns no atletismo, relativamente ao ajustamento postural, ao tipo de apoios e aos exercícios técnicos básicos das várias especialidades;
- Domínio das principais formas de introdução do ensino de cada especialidade;
- As lesões associadas a cada especialidade.
- Particularidades técnicas, táticas e fisiológicas das corridas: de velocidade; de meio fundo e fundo (provas de obstáculos; provas de corta-mato); de barreiras; de estafetas.
- Normas regulamentares das provas de Corrida;
- Modelo organizativo de competições de corridas; lesões mais frequentes nas provas de corrida e sua prevenção.
Marcha: A técnica de marcha; O tipo de apoios; As questões regulamentares.
- Particularidades técnicas, táticas e fisiológicas dos saltos: comprimento; triplo-salto; altura; salto com vara. Normas Regulamentares das provas de saltos; Modelo organizativo de competições de saltos; Lesões mais frequentes nas provas de saltos e sua prevenção.
- Particularidades técnicas, táticas e fisiológicas dos lançamentos: do peso; do disco; do dardo; do martelo.
- As Provas Combinadas: O decatlo. O heptatlo.
-
Demonstração de conteúdos
A UC pretende desenvolver como um meio aplicado assente no contributo das várias áreas/blocos que a compõem de forma a fornecer um "referencial de informação" que permita analisar e compreender a funcionalidade interativa dos sistemas subjacentes à prática das atividades desportivas, contribuindo para a operacionalização de modelos de resposta com o maior grau de eficiência em processos de formação.
-
Demonstração da metodologia
As metodologias adotadas perspetivam que o estudante compreenda e domine os princípios, métodos e técnicas fundamentais, inerentes à prática das matérias abordadas na UC; compreenda, domine e realize (com a metodologia adequada) o planeamento e a organização de sessões, nas modalidades abordadas e em diferentes contextos de prática desportiva.
Na ginástica pretende-se facultar aos estudantes os conhecimentos teóricos e de prática pedagógica, no âmbito desta modalidade, na vertente didático/metodológica e pedagógica, orientados para todos os níveis escolares.
Proporcionar aos estudantes uma experiência vivenciada da modalidade, através de diversificadas situações de aprendizagem para cada elemento gímnico e acrobático abordados de modo a proporcionar uma tomada de consciência mais concreta e efetiva das sensações e dificuldades que, por sua vez, os seus futuros estudantes terão pela frente procurando facilitar, assim, intervenções mais seguras e objetivas por parte do professor.
Dotar os estudantes de noções práticas de organização de uma unidade didática, valorizando e potenciando todo o valor de índole pedagógico.
Criar nos estudantes hábitos de trabalho organizado e de uma atitude dinâmica, interventiva e disciplinadora, durante os tempos letivos.
No Atletismo pretende-se dar a conhecer as várias disciplinas do atletismo através da sua vivência, do conhecimento dos regulamentos e das principais formas de abordagem às mesmas nos vários níveis de desenvolvimento.
A amplitude de estimulações que a modalidade promove e as potenciais associações a outras modalidades e áreas do exercício físico são também aspetos considerados como de valor acrescentado.
A evolução obtida através da prática das várias disciplinas, num sistema de progressão pedagógica e de treino, com crescente domínio técnico para ultrapassar as dificuldades sentidas por cada um, com promoção da avaliação técnica entre pares e da contínua intervenção dos mesmos no sentido de desenvolver a capacidade de observar, analisar e de produzir informação técnica revelante, são outros aspetos importantes na formação dos estudantes.
A congregação dos aspetos anteriores com a organização e implementação de sessões práticas pelos estudantes, destinadas ao desenvolvimento técnico dos seus pares, possibilita uma real noção do trabalho que deverá ser desenvolvido quando há necessidade de assumir e conduzir um grupo numa sessão/ aula de atletismo.
-
Docente(s) responsável(eis)
Ana Cristina Ferreira Santos Corrêa Figueira - 2.º Semestre
-
Bibliografia
- ASEP (2011). Coaching Young Gymnastics. Champaign: Human Kinetics.
- Benn, B., Benn, T., Maude, P. (2007) A Pratical Guide to Teaching Gymnastics. Chelsea: Coachwise.
- Turoff, F. (1991). Artistic Gymnastics: A comprehensive guide to performing and teaching skills for beginners and advanced beginners. USA: McGraw-hill. Atletismo
- BOMPA, T., Haff, G. (2009). Periodization – Theory and Methodology of Training. (5ª edição) Stanningley: Human Kinetics
- Carr, J. (1999). Fundamentals of track and field. Champaign: Human Kinetics.
- DANIELS, J. (2014). Lá Fórmula de Daniels para Corredores - Métodos de Entrenamento de probada eficácia para lograr el éxito desde los 800m hasta al maratón. Madrid: Edición Tutor.
- GROSSOCÓRDON, J. M., Piqueras, J. e Beivide, Á. (2007). Jugando al Atletismo. 2ª edición. Madrid: Real Federacion Española de Atletismo.
- IAAF (2007). Competition Rules 2008. Mónaco: International Association of Athletics Federations.
- USATF. (2015). Track & Field Coaching Essentials: USA Track & Field level 1 coach education manual. Champaign: Human Kinetics.
Detalhes do curso
-
Código
DESP08
-
Modo de Ensino
PRESENCIAL
-
ECTS
7.0
-
Duração
Semestral
-
Horas
113h Teórico-Práticas
