Tecnologias de Informação e Comunicação em Contexto Profissional
-
Conhecimentos de Base Recomendados
-
-
Objetivos
• Analisar e avaliar software, nomeadamente programas 'livres' disponíveis na Web;
• Gerir o uso das tecnologias, integrando-as de forma natural no contexto da profissão;
• Planificar ações/intervenções, integrando as TIC;
• Utilizar o software de uso genérico em contexto (real ou simulado) da profissão;
• Utilizar ferramentas da Web 2.0. como suporte à publicação e comunicação, para divulgar ideias e materiais do seu contexto de trabalho;
• Conceber, adequar e utilizar apresentações multimédia;
• Organizar portefólios digitais; -
Métodos de Ensino
O trabalho a desenvolver no âmbito desta UC privilegiará a participação ativa dos alunos, quer em trabalho individual, quer em trabalho de grupo, procurando o aprofundamento de conhecimentos relacionados com os temas programáticos.
As aulas serão organizadas segundo quatro componentes:(a) Resolução de atividades práticas em trabalho de pequeno grupo;
(b) Leitura, discussão e análise de textos/temas;
(c) Conceção e elaboração de projetos de trabalho individuais e/ou em pequeno grupo;
(d) Apresentação e discussão de projetos.
A avaliação contínua nesta UC será efetuada através da participação do aluno nas aulas, na resolução das atividades práticas propostas e do seu envolvimento na conceção, elaboração e apresentação de um projeto de trabalho.
A classificação final terá em conta os seguintes pesos:
Participação nas aulas e resolução das atividades práticas – 45%
Projeto de trabalho/portefólio
Conceção - 15%
Elaboração – 20%
Apresentação e discussão – 20% -
Estágio(s)
Não
-
Programa
1. Conceitos básicos sobre a Internet e a WorldWideWeb:
– Computadores, endereços e domínios;
– Noção de hipertexto, hipermédia, multimédia, interatividade e navegabilidade;
– A Web 2.0.2. Identificação e utilização de software social em atividades práticas:
– Construção de Sites (Ex: Google sites);
– Uso de Bookmarks (ex: Delicious, Diigo);
– Armazenar e partilhar documentos online (ex. DropBox, SkyDrive, Google Drive, Box,…).3. Folha de Cálculo:
– Funções básicas;
– Desenvolvimento de atividades relacionadas com a gestão de eventos;
– Análise e organização de dados obtidos a partir de formulários online (Google docs)4. Apresentações multimédia
– Programas de apresentação multimédia (PowerPoint e Prezi);
– Construção de apresentações multimédia;• Conceber, adequar e utilizar apresentações multimédia;
• Criar apresentações em PowerPoint;
• Inserção de grafismos, áudio e vídeo;
• Regras adequadas para elaboração de uma apresentação multimédia.
- Documentos longos
• Índices
• Legendas
• Bibliografia -
Demonstração de conteúdos
A exploração dos conteúdos programáticos permite a compreensão contextualizada de diversas problemáticas na área da animação e intervenção social.
Os futuros profissionais deste curso irão confrontar-se com a conceção, organização e gestão de eventos, pelo que o trabalho com ferramentas de uso genérico como, a folha de cálculo, o processamento de texto e aplicações de apresentação multimédia, podem ser um suporte à actividade na organização e tratamento de dados.
Do mesmo modo, as ferramentas da web 2.0 constituem no presente uma poderosa contribuição para aceder, organizar e publicar informação e para o trabalho em colaboração, na construção de projetos e de um portefólio digital. -
Demonstração da metodologia
O trabalho individual privilegiará a resolução de problemas reais e simulados, usando ferramentas de organização de dados e utilizando espaços de armazenamento e gestão e informação, com vista a dotar os futuros profissionais de capacidades de planear, resolver e decidir em função de projetos específicos.
O trabalho de grupo visa desenvolver as competências de comunicação e colaboração e a capacidade de negociar soluções em equipa e de construir projetos. A apresentação ao grupo/turma do projeto desenvolvido, constituirá mais um momento de reflexão e de aprendizagem. -
Docente(s) responsável(eis)
Ana Rute Côrte-Real Martins - 1.º Semestre
-
Bibliografia
Carvalho, A. (2017). Excel para Gestão: 65 exercícios. Lisboa: FCA – Editora de Informática.
Castells, M. (2004). A galáxia Internet: Reflexões sobre Internet, negócios e sociedade. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.
Correia, Carlos & Tomé, Irene (2007). O que é o e-Learning. Lisboa: Plátano Editora.
Costa, F. A. (2005). A aprendizagem como critério de avaliação de conteúdos educativos on-line. In Avaliação de locais virtuais de conteúdo educativo (pp. 45-54). Lisboa: CRIE, ME-DGIDC.
Dias, Ana A. S., Gomes, Maria J., coord. (2008). e-conteúdos para e-Formadores. Guimarães: Tecminho.
José Dias Curto, F. G. (2016). Excel para Economia e Gestão. Lisboa: Edições Sílabo.
Lambert, J. (2016). Microsoft Word 2016 Step by step. Redmond, Washington: Microsoft Press.
Reynolds, G. (2010). Presentation Zen Design: Simple Design Principles and Techniques to Enhance your Presentations. Berkeley, CA: New Riders.
Reynolds, G. (n.d.). Top Ten Slide Tips. Retrieved from http://www.garrreynolds.com/Presentation/slides.html on 2/26/2010.
Detalhes do curso
-
Código
TAGOS04
-
Modo de Ensino
PRESENCIAL
-
ECTS
5.0
-
Duração
Semestral
-
Horas
50h Teórico-Práticas
