Sistemas Integrados de Gestão
-
Conhecimentos de Base Recomendados
-
-
Objetivos
Entender os requisitos de sistemas gestão da qualidade, ambiente, segurança e responsabilidade social
- Diagnosticar, planear e implementar um sistema integrado de gestão, incluindo o respectivo programa de auditorias internas, e um modelo de gestão por processos adequado às actividades.
- Saber evoluir de um sistema integrado de gestão para modelos de elevado desempenho
- Entender as limitações dos modelos através do seu enquadramento nas teorias das organizações.Entender os requisitos: estudo das normas e de vários casos de aplicação, méodos de integração;
Diagnosticar os sistemas: preparar e realizar auditorias e diagnósticos de sistemas de gestão integrados;
Evolução dos sistemas integrados: análise de outros modelos em direção à excelencia organizacional;
-
Métodos de Ensino
Metodologia participativa que contempla o enquadramento teórico dos temas e a vertente instrumental de aplicação prática através de estudos de casos práticos. Avaliação contínua por trabalhos indviduais e trabalhos de grupo.
-
Estágio(s)
Não
-
Programa
1 – Normas ISO e outras de sistemas de gestão: objetivos e âmbitos
2 - Sistema de Gestão Integrado: Requisitos das normas ISO 9001, ISO 14001, ISO 45001, ISO 26000.
3 - Planeamento e implementação do Sistema integrado: Planeamento e implementação, Auditorias e diagnósticos.
4 - Gestão por processos: Conceitos, classificação e modelos de processos. Formas de gestão e monitorização.
5 - Auditorias internas: Técnicas e métodos, Preparação, Realização e documentação.
6 – Modelos de auto avaliação e excelência organizacional: Modelo ISO 9004, CAF e EFQM . Critérios e avaliação.
7 - Sustentabilidade e ODS nas organizações. Indicadores e Relatórios de Sustentabilidade -
Demonstração de conteúdos
-
-
Demonstração da metodologia
-
-
Docente(s) responsável(eis)
Aldina Maria Pedro Soares - 1.º Semestre
-
Bibliografia
ISO; NP EN ISO 9001 - Sistemas de gestão da qualidade: Requisitos, Instituto Português da Qualidade.
ISO; NP EN ISO 14001
ISO; NP EN ISO 45001
ISO; ISO 26000
Detalhes do curso
-
Código
MP11123
-
Modo de Ensino
PRESENCIAL
-
ECTS
6.0
-
Duração
Semestral
-
Horas
15h Outras
45h Teórico-Práticas
