Controlo Industrial
-
Conhecimentos de Base Recomendados
-
-
Objetivos
No final do semestre o aluno aprovado deve ser capaz de identificar os componentes principais de sistemas de sistemas de controlo em cadeia aberta e em cadeia fechada, assim como de descrever e compreender as suas características mais relevantes.
Saber representar sistemas em diagramas de blocos e por meio de funções de transferência. Saber analisar e caracterizar sistemas, com base na sua função de transferência, e na sua resposta no tempo e na frequência. Adquirir as noções de estabilidade absoluta e relativa e ser capaz de identificar os vários componentes que podem constituir uma cadeia de controlo.
Saber escolher o tipo de controlador mais adequado face às características do sistema a controlar e aos objectivos a atingir. Conseguir dimensionar controladores, utilizando diferentes métodos de projecto. Ser capaz de afinar os parâmetros de um controlador PID de um processo.Pretende-se que os alunos que frequentaram a disciplina com aproveitamento sejam capazes de:
1 - Compreender as diferenças entre os sistemas em anel aberto e fechado e de identificar os vários componentes que podem constituir uma cadeia de controlo.
2 – Analisar e caracterizar sistemas, com base na sua resposta no tempo.
3 - Compreender as noções de estabilidade absoluta/relativa
4 – Compreender as ações básicas de controlo: Proporcional (P), Integral (I) e Derivativa (D) e a sua influência no desempenho e estabilidade de uma cadeia de controlo.
5 - Saber fazer a afinação de controladores PID pelos vários métodos aprendidos;
6 – Ser capaz de usar o programa Matlab/Simulink para analisar e dimensionar sistemas de controlo.
7 - Saber o que são diagramas de Bode e diagramas de Nyquist. -
Métodos de Ensino
Aulas Teórica-Práticas: Introdução dos conceitos com apresentação de exemplos. Resolução de exercícios pelos alunos. A propósito das matérias são fornecidos aos alunos textos de apoio e exercícios que contribuem para a aquisição dos conhecimentos e competências previstos.
Laboratórios: Simulação em computador de sistemas e análise das suas respostas no tempo, através dos programas MATLAB e SIMULINK. Simulação de sistemas dinâmicos. Experiências de identificação de modelos de sistemas físicos existentes no laboratório e controlo desses sistemas.
Experiências de afinação de parâmetros de controladores. Parametrização de controladores industriais. -
Estágio(s)
Não
-
Programa
1 – Introdução ao controlo:
O problema do controlo: Regulador e servo-mecanismo. A realimentação e sua influência na atenuação de perturbações e ruído, no seguimento e na sensibilidade à variação de parâmetros.
2 – Introdução aos sistemas:
Propriedades e representação de sistemas. Revisões de transformada de Laplace. Função de transferência, pólos e zeros. Algebra de blocos. Modelos de sistemas, resposta temporal e especificações de desempenho para sistemas de primeiro e segundo grau . Erros estacionários.
3 – Estabilidade:
Noções de estabilidade absoluta e relativa.
4 - Relações entre o lugar geométrico dos pólos do modelo de um sistema e o respectivo comportamento dinâmico.
5 – Projecto de controladores clássicos:
As acções básicas de controlo: Proporcional (P), Integral (I) e Derivativa (D). O controlador PID. Topologias de controladores PID. Projecto de controladores PID: métodos de Ziegler-Nichols (ganho crítico e curva de reacção. Comutação A/M e reset-windup: consequências e soluções.
6 – Análise no domínio da frequência:
Diagramas de Bode. Critério e diagrama de Nyquist. Estabilidade relativa, margem de ganho e de fase, robustez. Relações entre a resposta temporal e a resposta em frequência. -
Demonstração de conteúdos
-
-
Demonstração da metodologia
-
-
Docente(s) responsável(eis)
Paulo Alexandre de Sousa Almeida Felício - 2.º Semestre
-
Bibliografia
Norman S. Nise; Control Systems Engineering, John Wiley & Sons Inc, 2019. ISBN: ISBN: 978-1119592921
Paulo Almeida Felício; Apontamentos sobre Controlo Automático, 2022 (Disponibilizado aos alunos via Moodle)
Paulo Felício; Guias de laboratório, 2022 (Disponibilizados via Moolde)
Katsuhiko Ogata; Engenharia de Controle Moderno, Pearson Universidades, 2010. ISBN: ISBN: 978-8576058106
Gene F. Franklin, J.David Powell, Abbas Emami-Naeini; Feedback Control of Dynamic Systems, Prentice-Hall, 2019. ISBN: 978-1292274522
Detalhes do curso
-
Código
LTE22120-S-0-6
-
Modo de Ensino
PRESENCIAL
-
ECTS
6.0
-
Duração
Semestral
-
Horas
30h Práticas e Laboratórios
45h Teórico-Práticas
