Economia, Gestão e Empreendedorismo
-
Conhecimentos de Base Recomendados
-
-
Objetivos
A Unidade Curricular de Economia, Gestão e Empreendedorismo tem por objectivo a aquisição de conhecimentos de modo a compreender as dinâmicas económico-sociais subjacentes aos diversos modos de organização e funcionamentos das sociedades, nas suas diferentes concepções.
Competências a desenvolver:
- (Re)conhecer conceitos e práticas económicas e de gestão que contribuam para a compreensão de um desenvolvimento equilibrado.
- Descodificar o empreendedorismo como processo de criar algo novo, assumindo os riscos e as recompensas.
- Desenvolver uma atitude crítica e pró-activa face à informação.
- Explicar o que é o empreendedorismo e discutir a sua importância.
- Discutir o impacto económico e na sociedade do empreendedorismo
- Perceber por que as grandes empresas beneficiam da presença de pequenas empresas empreendedoras.
- Entender a importância da dimensão cultural no empreendedorismo
- Identificar as condições nacionais que promovem ou restringem o empreendedorismo
Aprendizagens esperadas:
- Identificar conceitos e estabelecer relações entre conceitos.
- (Re)conhecer quadros teóricos de referência em documentos na área económico-social.
- Recolher e tratar informação pertinente.
- Manifestar capacidades de problematização e de reflexão, a partir de estudos e casos.
-
Métodos de Ensino
Metodologia "Learning by doing":
Desenvolvimento de atividades através das quais os estudantes aprendem fazendo.
Metodologia "Project based learning":
Desenvolvimento de atividades através das quais os estudantes aprendem ao realizarem um projeto.
Estratégias de gestão de programa:
O nível etário e a diversidade de interesses e de atitudes por parte dos alunos recomendam a adoção de uma gestão do programa aberta e flexível com diferenciação de estratégias pedagógicas que viabilizem a operacionalização dos aspetos científicos em torno de abordagens orientadas e negociadas, referentes a problemáticas da atualidade, favorecedoras do desenvolvimento de competências de formação e aprendizagem contínuas.
Participação dos estudantes:
Criação de espaços de iniciativa individual e grupal, geradoras de processos de (trans)formação criativa e inovadora das informações recebidas numa perspetiva tanto quanto possível transversal aos aspetos a compreender e às realidades a descobrir.
-
Estágio(s)
Não
-
Programa
I – ECONOMIA
1.1 Conceitos Económicos Fundamentais
- Os Agentes Económicos e o Circuito Económico
- O Funcionamento dos Mercados
- A Intervenção do Estado na Economia
1.2 A Atividade e Económica
- Os Ciclos Económicos
- Crescimento Económico e Desenvolvimento
1.3 Questões Económicas Atuais
- Competitividade e Produtividade
- Globalização e Interdependência Económica
- Desenvolvimento Sustentável
- Objetivos de Desenvolvimento do Milénio
II – GESTÃO
2.1 As Organizações e os Gestores
- As organizações e a Envolvente Externa
- O Gestores e suas funções, papeis e competências
2.2 A Função de Gestão
- Planear
- Organizar
- Dirigir
- Controlar
2.3 Os Desafios Atuais da Gestão
- Ética
- Responsabilidade Social das Organizações
- Gestão da Inovação e Gestão da Mudança
- Estruturas Virtuais e organizações em rede
III – Empreendedorismo
3.1 Inovação e Atitude Empreendedora
- Características dos Empreendedores
- Competências Empreendedoras
- Identificação de Oportunidades de negócio
3.2 Modelos de Negócios
-
Demonstração de conteúdos
Os conteúdos programáticos escolhidos constituem os principais tópicos dentro as três grandes temáticas que a UC aborda e procuram familiarizar os estudantes dos principais conceitos para que os estudantes fiquem aptos a: (Re)conhecer conceitos e práticas económicas e de gestão que contribuam para a compreensão de um desenvolvimento equilibrado; descodificar o empreendedorismo como processo de criar algo novo, assumindo os riscos e as recompensas; desenvolver uma atitude crítica e pró-activa face à informação, confrontando concepções diversificadas e fundamentando a argumentação.
-
Demonstração da metodologia
A metodologia de ensino assente no "Learning by doing", no "Project based learning" e na participação dos estudantes em trabalhos de grupo e na defesa dos seus trabalhos visa não só aprender pelo experiência prática e aprender a recolher, selecionar e tratar informação pertinente, assim como desenvolver a capacidade de problematização e de reflexão, de resolução de problemas, criatividade, a partir de estudos e casos e a assimilação de conceitos.
-
Docente(s) responsável(eis)
Cátia Andreia Mateus Rodrigues - 1.º Semestre
-
Bibliografia
ROLO ALVES, A; PEREIRA, R. e BUCHA, Agostinho (2015), "Economia, Gestão e Empreendedorismo", Editora RH.\n\nSARKAR, Soumodip (2010). Empreendedorismo e Inovação. Escolar Editora.\n
Detalhes do curso
-
Código
01100528
-
Modo de Ensino
PRESENCIAL
-
ECTS
5.0
-
Duração
Semestral
-
Horas
4h Orientação Tutorial
41h Teóricas
15h Teórico-Práticas
