Ciências Sociais e Naturais
-
Conhecimentos de Base Recomendados
-
-
Objetivos
Revela possuir conhecimentos científicos, usando-os adequadamente para conhecer o meio natural e social e na análise e discussão de problemas que inter-relacionam o mundo natural com o social.
Utiliza uma linguagem científica apropriada ao contexto educativo, distinguindo o discurso científico do discurso do senso comum.
Reconhece a importância da utilização dos instrumentos concetuais e metodológicos das ciências para o conhecimento dos contextos de vida dos alunos.
Problematiza e argumenta fundamentadamente sobre as potencialidades e limitações da intervenção humana no meio natural e social recorrendo ao conhecimento científico disponível.
Analisa situações controversas relacionadas com o desenvolvimento sustentável da sociedade.
Integra os valores ecológicos, éticos e estéticos no seu discurso e nas suas práticas.
Utiliza adequadamente tecnologias, suportes e instrumentos de comunicação e informação.
-
Métodos de Ensino
As aulas presenciais incluem exposição teórica, atividades práticas e atividades de discussão/argumentação sobre temas integradores em educação para a sustentabilidade. Estão previstas as seguintes situações de aprendizagem: a) análise de casos concretos a partir da literatura especializada; b) participação em debates presenciais e através de foruns online; c) discussão orientada de temas a partir dos resultados recentes da investigação em ambiente e desenvolvimento; d); realização de atividades de pesquisa documental, laboratorial e de campo; e) apresentação, discussão e autoavaliação das atividades.
-
Estágio(s)
Não
-
Programa
Ambientes e desenvolvimento sustentável:
- Ambientes naturais e sociais: relações e características comuns e distintivas;
- Impactes das atividades humanas no ambiente;
- Análise de problemáticas controversas dos pontos de vista político, económico, social, científico e tecnológico.
Democracia e cidadania:
- Organização e distribuição da população e dos recursos – gestão de recursos para o desenvolvimento sustentável dos países e das regiões;
- As instituições e os seus papéis na organização política das sociedades;
- Diferenciação social/cultural - a Inclusão social e a redução das desigualdades.
Sistemas biológicos e estilos de vida sustentáveis:
- A diversidade da vida e os sistemas funcionais do organismo humano.
- Homeostasia: regulação do equilíbrio dinâmico dos sistemas biológicos.
- Promoção da saúde e de estilos de vida sustentáveis.
-
Demonstração de conteúdos
Esta unidade curricular visa a consolidação dos conhecimentos científicos já adquiridos sobre o funcionamento dos sistemas naturais e sociais de modo a desenvolver as capacidades de pesquisa e investigação dos estudantes, em particular, as capacidades de comunicação e argumentação face a problemas reais quer se situem a nível local quer a nível mundial. Procurou-se centrar o programa em torno de conteúdos integradores, associados à educação para a sustentabilidade de modo a proporcionar o desenvolvimento de competências transversais às ciências naturais e sociais que incutem o reconhecimento da necessidade formativa na intervenção cidadã.
-
Demonstração da metodologia
As metodologias adotadas centram-se na atividade dos estudantes. A diversidade de processos de trabalho visa proporcionar aos estudantes a oportunidade de aprofundarem os conhecimentos e desenvolverem as capacidades, atitudes e valores conducentes a uma sólida formação em torno de questões relevantes no âmbito das ciências da natureza e das ciências sociais. O recurso a atividades laboratoriais e a casos reais para estudo e trabalho são metodologias que se centram no estudante e tornam possíveis a reflexão, partilha e discussão sobre os temas abordados, criando assim as condições favoráveis para os estudantes mobilizarem na prática linguagem científica apropriada, capacidade de análise e argumentação.
-
Docente(s) responsável(eis)
Carlos José das Neves Moreira Cardoso da Cruz - 2.º Semestre
-
Bibliografia
Acemoglu, Daren; Robinson, James (2013). Porque falham as nações. Temas e Debates. 620.\nBryson, B. (2019). O corpo: Um guia para ocupantes. Bertrand Editora.\nCampenhoudt, L. (2003). Introdução à análise dos fenómenos sociais. Gradiva \nCañal, P. (2008). El cuerpo humano: una perspectiva sistémica. Alambique, 58, 8-22.\nCarmo, R., Sebastião, J., Azevedo, J., Martins, S. (2018). Desigualdades sociais: Portugal e a Europa. Editora Mundos Sociais.\nCasa das Ciências (s.d.). Recursos educativos. Disponível em: https://www.casadasciencias.org/recursos-educativos \nEU (União Europeia), http://europa.eu/index_pt.htm\nFiolhais, C., & Marçal, D. (2012). Pipocas com telemóvel e outras histórias de falsa ciência. Gradiva.\nFAO (Food and Agriculture Organization), http://www.fao.org/home/en/\nGaspar, C. (2021). O mundo de amanhã. Fundação Manuel dos Santos.\nMagalhães, P., Pais, J. (Eds.) (2013). Portugal social de a a z. Expresso/ICS.\nMarshall, T. (2019). A Era dos Muros: como as barreiras entre as nações estão a mudar o nosso mundo. Desassossego.\nOCDE. (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico), http://www.oecd.org/\nONU (Organização das Nações Unidas), http://www.un.org/\nSantos, F. D. (2007). Que futuro? Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento e Ambiente. Gradiva.\nSantos, F. D. (2012). Alterações globais: os desafios e os riscos presentes e futuros. Fundação Francisco Manuel dos Santos.\n\n\n\n
Detalhes do curso
-
Código
MP1C10017
-
Modo de Ensino
PRESENCIAL
-
ECTS
5.0
-
Duração
Semestral
-
Horas
20h Orientação Tutorial
10h Práticas e Laboratórios
8h Teóricas
22h Teórico-Práticas
