Docente da ESE/IPS desenvolve ferramenta para jornalistas na área dos direitos das crianças
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Um Manual de competências comunicacionais e um Guia para os meios de comunicação social e trabalho jornalístico constituem parte do conteúdo do sub-sítio eletrónico Crianças vs Riscos/Perigo, que tem como objetivo contribuir para a educação para os media e para a difusão do juízo ético-deontológico nas práticas jornalísticas. O projeto de conceção, elaboração e produção desta ferramenta coube ao Prof. Orlando César, docente do Departamento de Ciências da Comunicação e da Linguagem da Escola Superior de Educação do IPS e Presidente do Conselho Deontológico do Sindicato dos Jornalistas. O sub-sítio conta com dois instrumentos – um manual de competências comunicacionais e um guia para os meios de comunicação social e trabalho jornalístico – e um espaço de informação com quatro áreas (Retrato Realidade): tipologia das problemáticas de risco e perigo; atividade das Comissões de Proteção de Crianças e Jovens; exemplos positivos das Comissões de Proteção de Crianças e Jovens; legislação de promoção e proteção das crianças e legislação da comunicação social. Esta ferramenta efetua uma abordagem da relação crianças e media segundo três eixos: educação para os media; competências para avaliar os media, para comunicar com os jornalistas, para exercer o direito de informar e para envolver a comunidade e os media na proteção das crianças; e competências para lidar com a colisão de direitos (o direito de informar e o direito à identidade e à imagem), para integrar o juízo ético nas práticas jornalísticas no âmbito do vasto património produzido por organizações internacionais de jornalistas desde 1996 e outras entidades (UNICEF, OIT, UNESCO, ONG) e para agir com responsabilidade social e dar um contributo à sociedade. O sub-sítio eletrónico “Crianças vs Riscos/Perigo, como Comunicar” está alojado no sítio da Comissão Nacional de Proteção de Crianças e Jovens em Risco, disponível em cnpcjr.pt |
