Autores: Ana Mendes, David Guerreiro, Marina Simões e Miriam Moreira
Editora: Lusociência
Fisiologia da Técnica Vocal é o título de um livro recentemente lançado, da autoria de Ana Mendes, docente da Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Setúbal (ESS/IPS) e de três diplomados pela mesma instituição, nomeadamente David Guerreiro, Marina Simões e Miriam Moreira.
A obra, que entende a voz como instrumento de comunicação e artístico, destina-se a todos aqueles que têm interesse na (re)habilitação da voz falada, como terapeutas da fala, otorrinolaringologistas, enfermeiros, fisioterapeutas, vocologistas (cientistas da voz) e restantes cuidadores de voz, não tendo, porém, como objetivo, desenvolver competências clínicas, explicam os autores. Pretende-se, isso sim, descrever técnicas de prevenção, (re)habilitação e otimização, aplicadas a adultos, o que torna o livro uma ferramenta de consulta que fornece auxílio na seleção de técnicas, pelo clínico.
Cada capítulo inicia-se com uma descrição anatomofisiológica, debruçando-se, em seguida, sobre procedimentos, exercícios a realizar, indicações terapêuticas e contraindicações de cada técnica.
São seis capítulos, que se intitulam Anatomia e fisiologia da produção vocal; Modulação do tónus; Modulação da frequência; Modulação da intensidade; Modulação da ressonância. Segue-se a secção de Apêndices do livro, dos quais se destacam o da classificação das perturbações vocais e o que se debruça sobre os sons da fala do português europeu padrão, segundo o alfabeto fonético internacional. Os textos são acompanhados de imagens ilustrativas.
##3##
A pesquisa teve início em 2001, altura em que a docente regressou dos Estados Unidos onde se doutorou. No âmbito da lecionação da disciplina de Técnica Vocal, no curso de Terapia da Fala, deparou-se com falta de livros técnicos em Portugal. Havia muitos artigos sobre a eficácia e eficiência de cada uma das técnicas, explica. O trabalho da equipa contou também com a colaboração de cientistas e clínicos de Portugal, do Brasil e dos Estados Unidos. Trabalho sempre em equipa porque parto do princípio de que dois cérebros pensam melhor do que um só.
Ana Mendes é também coautora do Teste Fonético-Fonológico-Avaliação de Linguagem Pré-Escolar, cuja abreviatura é TFF-ALPE, e do
Teste de linguagem-ALPE. Ambos resultaram de um projeto de investigação desenvolvido entre 2003 e 2010, com recurso a dados recolhidos por 43 terapeutas da fala em 814 crianças de Portugal Continental e Insular. O TFF-ALPE foi publicado em 2009 e o TL-ALPE tem publicação prevista para maio de 2013. Ao longo do percurso o projeto recebeu apoio da Universidade de Aveiro, da Fundação Calouste Gulbenkian e da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT).
A docente e investigadora está, neste momento, a desenvolver um projeto sobre as características acústicas e fonatórias da voz do Fado. A escolha deste projeto foi motivada não só pelo gosto pessoal da área da voz, como também pelo estudo do canto lírico, que realizou durante a sua formação nos Estados Unidos. Com este projeto pensa que pode retirar contributos úteis para o desenvolvimento do conhecimento deste estilo musical português considerado “símbolo da identidade nacional”.
No que respeita ao livro agora publicado, Fisiologia da Técnica Vocal, os leitores são convidados a manifestarem a sua opinião e a apresentarem sugestões aos autores, numa perspetiva interativa, através do e-mail