Docente do IPS premiada por investigação em Terapia da Fala
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Ana Paula Mendes, docente da Escola Superior do Saúde O artigo, intitulado “Práticas e Competências de Investigação do Terapeuta da “Sendo a investigação científica o motor do desenvolvimento clínico, |
O estudo analisou as respostas a um questionário online, no qual
participaram 86 terapeutas da fala com prática clínica em Portugal. Os resultados
revelaram que a carga horária destes profissionais é maioritariamente clínica (59,6%),
sendo a investigação científica uma das práticas com menor carga horária dedicada (9,8%)
. Contudo, a maioria dos terapeutas da fala inquiridos reportou estar envolvida
em projetos de investigação (53,5%).
Pós-doutorada em Ciências da Fala, Ana Paula Mendes lecionou igualmente na
Universidade de Aveiro e nas universidades da Flórida e Indiana University of Pennsylvania,
nos Estados Unidos, país onde também desenvolveu prática clínica em terapia da fala. É
responsável pela criação de vários instrumentos de Linguagem, Fala e Voz, como a ESFALA
– Escala de Desenvolvimento dos Sons da Fala e a EAVOCZ – Escala de apreciação da voz
cantada, esta última publicada em três línguas.
Sobre este prémio, que partilha com os coautores Miriam Moreira, David Guerreiro,
David Nascimento, Inês Tello Rodrigues e Vânia de Aguiar, refere a importância de “sermos
reconhecidos pelo que fazemos, com tanto gosto e ao mesmo tempo com sacrifício”. E
destaca ainda que a “excelência do resultado final se deve à dinâmica da equipa:
respeitando as características individuais e autónomas de cada um, que se transformam
num grupo com potencialidades exponenciais”.
O Prémio RPTF é uma distinção de incentivo à investigação científica, sendo atribuído
anualmente pela Associação Portuguesa de Terapeutas da Fala (APTF) a autores seus
associados que tenham publicado artigos científicos na Revista Portuguesa de Terapia da
Fala (RPTF).
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26 de
março/2021
