Docente do IPS recebe distinção na área das Ciências do Desporto
O projeto “Determinação da potência aeróbia através de teste específico para taekwondo”, foi distinguido com uma menção honrosa, na categoria Treino Desportivo dos Prémios COP/Fundação Millennium bcp – Ciências do Desporto. Este estudo foi realizado por uma equipa de investigação, composta pelo Prof. Doutor Ricardo Matias, docente da Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Setúbal (ESS/IPS), pelo Prof. Fernando Rocha e pelo Prof. Doutor Aldo Costa, docentes da Universidade da Beira Interior e pelo Prof. Doutor João Brito, docente da Escola Superior de Desporto de Rio Maior do Instituto Politécnico de Santarém.
| ##2## | No desporto a utilização de testes de aptidão específicos é fundamental para uma avaliação fisiológica, do desempenho e da performance dos desportistas, bem como para orientar todo o processo de treino. Foi com base neste princípio que o grupo de investigadores decidiu realizar o projeto “Determinação da potência aeróbia através de teste específico para taekwondo”, que permitiu estudar e desenvolver um teste de campo específico para determinação da potência aeróbia, recorrendo a atletas da equipe nacional Portuguesa de taekwondo.
Para além deste teste, no âmbito do estudo foi também desenvolvido um dispositivo sem fios de medição de potência e velocidade de técnicas de taekwondo.. |
Os prémios COP/Fundação Millennium bcp procuram distinguir anualmente os melhores trabalhos de investigação nas diversas áreas das ciências do desporto, sendo que o projeto “Determinação da potência aeróbia através de teste específico para taekwondo” encontrava-se a concurso com mais 10 trabalhos na categoria Treino Desportivo.
