Docentes da ESE/IPS desenvolvem formação na área da educação em Luanda
Seis docentes da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de
Setúbal (ESE/IPS) estão neste momento em Luanda a ministrar
formação a 133 formandos, entre professores e supervisores pedagógicos
de escolas do Magistério Primário de Angola, técnicos do Ministério da Educação e
coordenadores das Zonas de Influência Pedagógica (ZIP) vindos de todo o país, tendo em vista
a melhoria da qualidade do ensino e o consequente impacto positivo na aprendizagem dos
alunos.
A ação, que decorre desde 23 de outubro e que se prolongará até ao próximo
dia 3 de novembro, insere-se no âmbito do Projeto Aprendizagem para
Todos (PAT), que desde 2016 está a ser promovido pelo Ministério da Educação de
Angola, em parceria com o Banco Mundial e a Fundação Calouste Gulbenkian, e que visa, na
sua globalidade, a formação de 15 mil docentes até 2018.
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Nesta que é a segunda fase de formação contínua de professores no contexto do PAT,
cabe aos docentes da ESE/IPS fornecer ferramentas técnico-pedagógicas em matéria
de Diferenciação Pedagógica e Avaliação em Salas de Aula, disciplinas que serão abordadas,
não só numa perspetiva global, mas também com propostas de aplicação nas aulas de
Matemática e de Língua Portuguesa.
Com duração prevista até 2018, o projeto do Ministério da Educação de Angola segue uma
metodologia de formação em cascata, pressupondo que estes 133 formandos implementarão
formação a outros 669 formadores das ZIP. Até ao seu término serão assim abrangidas 842
escolas primárias, 167 ZIP, 15 mil professores e 500 mil alunos.
Sublinhe-se também que, para além da atividade formativa, o projeto abrange ainda a
conceção de materiais de formação e uma componente de monitorização e de apoio às
instituições de suporte, os Magistérios Primários, um em cada província.
30 outubro 2017
