Back

Elogios, Sugestões ou Reclamações

No Politécnico de Setúbal, acreditamos que a melhoria contínua começa com a escuta ativa. Valorizamos o contributo de todas as pessoas que interagem com a nossa instituição – estudantes, colaboradores/as, parceiros/as e comunidade em geral.

Este espaço foi criado para fomentar a partilha de elogios, sugestões ou reclamações sobre os serviços e atividades do Politécnico de Setúbal. Contamos com a sua opinião para construirmos uma instituição mais próxima, transparente e eficiente.

Participação ativa para uma instituição melhor

Para o Politécnico de Setúbal, ouvir é um compromisso. Cada contributo fortalece a nossa missão de oferecer um serviço público de qualidade, centrado nas pessoas e na melhoria contínua.

Porquê participar?

Cada comunicação recebida é tratada com confidencialidade e analisada com o objetivo de:

  • Reconhecer boas práticas;
  • Identificar oportunidades de melhoria;
  • Reforçar a qualidade dos serviços prestados.

Este canal integra as medidas de modernização administrativa, de acordo com o estipulado no Decreto-Lei n.º 135/99, de 22 de abril, alterado pelo Decreto-Lei n.º 73/2014, de 13 de maio, e de acordo com o estipulado no artigo 35º.-A.

Este processo é realizado de acordo com o Procedimento 10.1 – Elogios, Sugestões ou Reclamações (2023)

O que dizem os dados?

A recolha e análise dos contributos permite compreender melhor as necessidades e expectativas da comunidade.
Em 2024, recebemos contributos de diferentes perfis de utilizadores/as e áreas de atuação. Eis alguns destaques:

ESTATÍSTICAS 2024

Distribuição por tipo de utilizador/a

Pessoal Docente Pessoal Não Docente Estudante Outro
Elogio 1 1 1
Sugestão 4 2
Reclamação 1 26 16

Distribuição por área

Área Elogio Sugestão Reclamação
Académica 1 26
Recursos Humanos 1 1
Financeira
Informática 1 1
Mobilidade
Comunicação e divulgação 3
Empregabilidade
Qualidade 1 1
Apoio a projetos e investigação
Assuntos letivos 1 1 1
Instalações e equipamentos 1 4
Outros 8

EVOLUÇÃO ANUAL - PLATAFORMA ONLINE

Evolução dos Elogios, Sugestões ou Reclamações nos últimos 3 anos, por tipo de utilizador

Evolução dos Elogios, Sugestões ou Reclamações nos últimos 3 anos, por tipo de utilizador. Gráfico de barras que apresenta o número de elogios, sugestões e reclamações recebidos pelo IPS nos anos de 2022, 2023 e 2024, distribuídos pelas categorias de Pessoal Docente, Pessoal Não Docente, Estudantes e Outros. Observa-se um aumento significativo nas reclamações em 2023 e 2024, sobretudo entre os estudantes

Evolução geral dos Elogios, Sugestões ou Reclamações nos últimos 3 anos

Gráfico de barras que compara o número de elogios, sugestões e reclamações recebidas pelo Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) nos anos de 2022, 2023 e 2024. Em 2022, registaram-se 2 elogios, 3 sugestões e 27 reclamações. Em 2023, os elogios aumentaram para 3, as sugestões aumentaram para 10 e as reclamações subiram para 54. Em 2024, os elogios mantiveram-se em 3, as sugestões aumentaram para 6 e as reclamações diminuíram ligeiramente para 43.

Evolução anual das reclamações no "livro amarelo" nos últimos 3 anos

Gráfico de barras que mostra a evolução anual das reclamações registadas no 'Livro Amarelo' pelo Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) nos últimos três anos. Em 2022, foram registadas 10 reclamações, em 2023 o número aumentou para 12 e em 2024 houve uma diminuição para 9 reclamações
Conteúdo atualizado em 19/08/2025 11:23
Visão Geral da Privacidade

Este site utiliza cookies para oferecer a melhor experiência possível. As informações dos cookies são armazenadas no navegador e permitem funcionalidades como reconhecer cada visitante quando regressa ao nosso site e ajudar a nossa equipa a perceber quais as secções que considera mais interessantes e úteis.

Cookies Estritamente Necessários

Os cookies estritamente necessários devem estar sempre ativados para que possamos guardar as preferências de configuração de cookies.

Cookies de Terceiros

Este site utiliza o Google Analytics para recolher informação anónima, como o número de visitantes do site e as páginas mais populares. Manter este cookie ativado ajuda-nos a melhorar o nosso website.