Entrevista | Diplomada do IPS conta histórias dos bastidores do surf
Vinda de uma licenciatura em
Comunicação Social na ESE/IPS, que recorda hoje como a “melhor escolha”
que podia ter feito, Filipa Bento, 22 anos, encontrou no mundo do
surf um
terreno fértil em histórias de gente apaixonada pelo que faz. E, em
simultâneo, uma forma de, ela própria, viver a fazer aquilo de que gosta.
Chama-se The Outside Crowd o projeto audiovisual online que
desenvolve
com João Polónio e que nasceu para mostrar o que existe do lado de
cá das ondas, das performances e dos títulos, para onde os holofotes
não costumam apontar. Histórias de gente que ousou sonhar e concretizar as
suas ambições. Relatos que, aconselha, servem para inspirar outros a assumir
– e cumprir – a sua diferença no mundo.
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O projeto The Outside Crowd foi
lançado em
2015. Como nasceu?
O projeto deriva de um trabalho académico que
o
João Polónio, o fundador, realizou durante a licenciatura. Tratava-se de um
documentário que tinha como objetivo responder a algumas perguntas
relacionadas
com os primeiros passos que um surfista dá antes de entrar dentro de água.
Ou seja, na altura, o João procurou saber como é que as pranchas são
construídas, se é preciso ter aulas para aprender a surfar e que papel
têm as lojas de surf na construção de um surfista. O João
percebeu que existia um mundo por explorar e foi nessa altura que nasceu o
The Outside
Crowd. Numa primeira instância, ganhou a forma de um projeto que procurava
conhecer os bastidores do surf e mostrar as técnicas de
construção das pranchas, das quilhas, etc.
O que é hoje? E o que pretende vir a
ser?
Hoje o conceito é totalmente diferente – o foco
está nas pessoas e não nas técnicas. Hoje o The Outside Crowd
é um projeto audiovisual online que pretende colmatar a
carência de informação sobre a cultura do surf nos meios de
comunicação portugueses. Os holofotes não estão virados para
dentro de água, onde está o surfista e a performance, mas sim
para fora dela, onde residem os apaixonados pelo surf e não os
que
querem enriquecer à sua custa. Pretendemos vir a ser uma referência na
cultura do surf, o sítio online onde as pessoas podem conhecer
mais
do mundo do surf em Portugal e, quem sabe, num futuro
próximo,
para lá das fronteiras também. Aquilo que queremos produzir é
conteúdo sob várias formas (vídeos, imagem, texto) sobre os
projetos, a filmografia, a bibliografia e toda a história do surf.
Importa
também salientar que os vídeos que produzimos não são
promocionais, não se focam nas marcas, nem em fazer-lhes publicidade. Pelo
contrário, são vídeos de caráter biográfico que
pretendem mostrar a história de vida da pessoa que está por detrás
da marca.
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Pode dizer-se que o projeto The
Outside Crowd
chegou para fazer a diferença no panorama da divulgação da cultura do
surf em Portugal, mostrando o lado humano da modalidade?
Sim. O objetivo é, de facto, mostrar esse lado
humano e revelar que por detrás das marcas estão pessoas comuns com
histórias de vida que merecem ser contadas. A componente biográfica
é usada como foco do projeto. Não nos interessa os métodos,
materiais, qualidade do produto, não é essa a mensagem que queremos
passar. Acima de tudo queremos inspirar as pessoas, porque os projetos que
acabamos por
dar a conhecer através destas histórias são sonhos de pessoas que
não desistiram de serem diferentes e de lutarem pelas suas ambições.
