Entrevista Prof.ª Boguslawa Sardinha | 20 anos ESCE/IPS
A Escola Superior de Ciências Empresariais do Instituto Politécnico de Setúbal (ESCE/IPS) celebrou, no dia 19 de dezembro, o seu 20º aniversário. A instituição aposta desde sempre numa forte ligação ao contexto empresarial, no fomento do espírito empreendedor e no ensino prático e inovador. Para a Prof.ª Doutora Boguslawa Sardinha, Diretora da ESCE/IPS, estes 20 anos refletem “a realização de um trabalho sério em prol dos nossos estudantes e em prol do desenvolvimento da comunidade e do crescimento económico e social do país”.
| ##3## | – Este ano a ESCE/IPS comemora o seu 20º aniversário. Quais os principais aspetos que destacaria neste percurso?
Ao longo deste percurso destacaria a estabilidade do corpo docente, a atratividade dos cursos ministrados na instituição, a aposta na internacionalização através da disponibilização de aulas em inglês e da participação em projetos internacionais, bem como a proximidade entre a ESCE/IPS, a comunidade e as empresas com a realização de diversas prestações de serviços no domínio das ciências empresarias e de projetos, posteriormente, aplicados no exterior. |
– A ESCE/IPS afirmou-se, desde o início, como uma escola diferente. Este foi, aliás, o primeiro lema da Escola. O que distingue, na sua opinião, a ESCE/IPS de outras instituições?
A ESCE/IPS distingue-se pela excelente relação e proximidade entre os estudantes e os docentes, pela flexibilidade e adaptação às condições de mercado, pela proximidade com o tecido empresarial e pela elevada qualificação dos docentes, sendo que uma grande percentagem dos professores também desempenham funções em diversas empresas no ramo das ciências empresariais.
– A criação de uma cultura empreendedora, a internacionalização e a proximidade com o tecido empresarial da região, são algumas das áreas fortemente dinamizadas pela ESCE/IPS. Que atividades têm sido desenvolvidas nestes três contextos?
Temos vindo a realizar um forte investimento em atividades de promoção do empreendedorismo, como o “EmpreendESCE”, o projeto internacional “Business Week”, entre outros projetos desenvolvidos junto da comunidade e empresas. No campo da internacionalização disponibilizamos o módulo internacional lecionado em inglês e incentivamos docentes e estudantes a participarem e a desenvolverem projetos internacionais de âmbito científico e/ou pedagógico.
– Para assinalar o 20º aniversário que ações foram realizadas?
Os vinte anos da Escola foram assinalados com a realização de diferentes atividades como a conferência “20 anos ESCE/IPS – Passado, Presente e Futuro”, a exposição de fotografia “Memória Coletiva da ESCE/IPS”, a sessão de Geocaching (consistiu numa caça ao tesouro que envolveu a utilização de um recetor de GPS para encontrar uma “Geocache” colocada em qualquer lugar do mundo), a atuação da T.A.S.C.A. – Tuna Académica da ESCE/IPS no novo centro comercial Alegro Setúbal e a participação da ESCE/IPS na Corrida de São Silvestre do Sado ESCE/IPS 2014, enquanto entidade parceira na organização da prova.
– Após estes 20 anos o que nos reserva a ESCE/IPS? E o que se perspetiva para o futuro da instituição?
De futuro pretendemos estabilizar a oferta formativa, reforçar a participação em projetos internacionais científicos e fortalecer a ligação com a comunidade, através da realização de ações conjuntas.
