Licenciaturas | Regimes Especiais
O QUE são?
Os regimes especiais de acesso permitem a candidatura de estudantes que reúnam condições habilitacionais e pessoais específicas. É uma forma de acesso autónoma, distinta do Concurso Nacional de Acesso e dos restantes concursos locais, sendo da responsabilidade da Direção-Geral do Ensino Superior (DGES). Todas as ações relativas ao acesso e ingresso dos/as candidatos/as em regime especial, nas diversas instituições de Ensino Superior portuguesas, é feita através da DGES.
Quem pode candidatar-se
Podem candidatar-se às licenciaturas no Politécnico de Setúbal, através dos regimes especiais, estudantes que tenham o Ensino Secundário completo ou habilitação legalmente equivalente e que se enquadrem num dos seguintes critérios:
A – Missão diplomática portuguesa no estrangeiro
C – Oficiais das Forças Armadas portuguesas
D – Bolseiros/as nacionais de países africanos de língua oficial portuguesa (PALOP)
E – Missão diplomática acreditada em Portugal
PRÉ-REQUISITOS
Algumas licenciaturas do Politécnico de Setúbal exigem a inscrição e realização de provas específicas como parte dos pré-requisitos, como é o caso da Licenciatura em Desporto, onde é necessário efetuar a inscrição prévia para a provas de aptidão física. É importante verificar os prazos e pré-requisitos específicos para os curso listados em baixo antes de submeter a candidatura.
- Licenciatura em Enfermagem (Escola Superior de Saúde)
- Licenciatura em Fisioterapia (Escola Superior de Saúde)
- Licenciatura em Terapia da Fala (Escola Superior de Educação)
- Licenciatura em Tradução e Interpretação de Língua Gestual Portuguesa (Escola Superior de Educação)
- Licenciatura em Desporto (Escola Superior de Educação)
Os pré-requisitos só são válidos para candidatura no ano em que são realizados.
Prazos
Brevemente disponíveis.
COMO EFETUAR A CANDIDATURA
A candidatura aos Regimes especiais A, B, C, E e F é submetida pelos candidatos na plataforma online dos regimes especiais no portal da DGES.
- Ao aceder à plataforma, nos prazos previstos, o candidato efetua um registo e indica um email e o regime a que se candidata, criando uma password para o acesso.
- Automaticamente, recebe no email indicado a confirmação de registo com o formulário de candidatura adequado ao regime a que se candidata (boletim de candidatura).
- Posteriormente, entra na plataforma já com as credenciais que criou no registo e submete o boletim preenchido e o ficheiro único em pdf, com os documentos exigidos para a instrução da candidatura, ao regime a que se candidata.
Em caso de dúvida consulte o guia de submissão de candidatura.
A candidatura aos Regimes especiais D e G é apresentada junto da Embaixada do respetivo país em Portugal.
Para mais informações consulte a página da DGES.