Matrículas 2025/2026
Bem-vindos/as ao Politécnico de Setúbal!
Parabéns! O vosso talento abriu as portas a esta nova etapa e no Politécnico de Setúbal, vão encontrar espaço para crescer e deixarem a vossa marca no mundo.
Está na hora de fazer a matrícula e começar a viver uma das experiências mais marcantes no caminho para o talento.
Calendário de Matrículas
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Estudante Internacional
LICENCIATURAS
1.ª Fase: 26 de maio a 6 de junho de 2025
2.ª Fase: 24 de julho a 4 de agosto de 2025 -
Reingresso, Reinscrição, Mudança de Regime, Mudança de Ramo
CTESP, LICENCIATURAS, MESTRADOS OU PÓS-GRADUAÇÕES
1.º Momento: 16 a 23 de julho de 2025
Vagas sobrantes do 1.º Momento: 29 a 31 de julho de 20252.º Momento: 10 a 12 de fevereiro de 2026
Vagas sobrantes do 2.º Momento: 18 a 19 de fevereiro de 2026 -
Mestrados e Pós-Graduações
ESCOLAS SUPERIORES DE TECNOLOGIA DE SETÚBAL E DO BARREIRO, CIÊNCIAS EMPRESARIAIS E SAÚDE
1.ª Fase: 7 a 14 de julho de 2025
Vagas sobrantes da 1.ª Fase: 18 a 22 de julho de 20252.ª Fase: 29 de setembro a 06 de outubro de 2025
Vagas sobrantes da 2.ª Fase: 13 a 18 de outubro de 20253.ª Fase: 21 a 28 de novembro de 2025
Vagas sobrantes da 3.ª Fase: 3 a 9 de dezembro de 2025ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAÇÃO
1.ª Fase: 26 de julho a 4 de agosto de 2025
Vagas sobrantes da 1.ª Fase: 8 a 12 de agosto de 20252.ª Fase: 19 a 22 de setembro de 2025
Vagas sobrantes da 2.ª Fase: Brevemente disponível3.ª Fase: 21 a 28 de novembro de 2025
Vagas sobrantes da 3.ª Fase: 3 a 9 de dezembro de 2025 -
Concurso Nacional de Acesso
LICENCIATURAS
1ª Fase: 25 a 28 de agosto de 2025
2ª Fase: 15 a17 de setembro de 2025
3ª Fase: 1 a3 de outubro de 2025 -
Titulares de Provas M23, CET, CTESP ou Outros Cursos Superiores e Mudança de Par Instituição/Curso
CTESP E LICENCIATURAS
1.ª Fase: 13 a 15 de setembro de 2025
Vagas sobrantes da 1.ª Fase: 18 a 21 de setembro de 20252.ª Fase: 10 a 12 de outubro de 2025
Vagas sobrantes da 2.ª Fase: 15 a 17 de outubro de 2025 -
Titulares de Ensino Profissional ou Artístico
LICENCIATURAS
1ª Fase: brevemente disponível
2ª Fase: brevemente disponívelCTESP
1.ª Fase: 13 a 15 de setembro de 2025
Vagas sobrantes da 1.ª Fase: 18 a 21 de setembro de 20252.ª Fase: 10 a 12 de outubro de 2025
Vagas sobrantes da 2.ª Fase: 15 a 17 de outubro de 2025 -
CTESP
1.ª Fase: 13 a 15 de setembro de 2025
Vagas sobrantes da 1.ª Fase: 18 a 21 de setembro de 20252.ª Fase: 10 a 12 de outubro de 2025
Vagas sobrantes da 2.ª Fase: 15 a 17 de outubro de 2025 -
Regimes Especiais
LICENCIATURAS
Fase única: 12 a 19 de setembro de 2025
Atenção: Os/as colocados/as através dos regimes especiais previstos nas alíneas d) e g) do artigo 3.º do Decreto-Lei n.º 393-A/99, de 2 de outubro, podem efetuar a matrícula até 31 de dezembro de 2025.
Etapas da Matrícula
Aceder ao Inforestudante
COLOCADOS/AS PELO CONCURSO NACIONAL DE ACESSO (CNA)
Recebem um email com os dados de acesso à área pessoal no Inforestudante.
COLOCADOS/AS PELOS RESTANTES CONCURSOS
O acesso é feito com as mesmas credenciais utilizadas no momento da candidatura ao IPS.
Em caso de dúvidas ou dificuldades durante o processo de matrícula online, estão disponíveis os seguintes canais de apoio:
Apoio Académico → opção “Matrículas -Novos Estudantes”
Apoio Informático → opção “Dificuldade de Acessos ao Inforestudante”
Preencher os dados pessoais e inquérito
Aceder a “Balcão Académico” e, em “Matrícula” preencher o inquérito de entrada no IPS e o inquérito RAIDES (Registo de Alunos Inscritos e Diplomados do Ensino Superior).
ATENÇÃO: Os/As candidatos/as internacionais devem, obrigatoriamente, efetuar o pagamento da taxa de inscrição e seguro escolar, 1.ª prestação da propina, correspondente a 50% do valor total, antes de passar ao ponto seguinte. Após o pagamento devem aceder a “Balcão Académico” em “Inscrição em Cursos”, para continuar o processo.
Inscrição nas unidades curriculares
Selecionar as unidades curriculares do curso e finalizar o processo.
No final da inscrição, quem ingressou pelo Concurso Nacional de Acesso poderá escolher unidades curriculares adicionais, que permitem desenvolver mais competências e obter um certificado de microcredencial.
Submissão dos documentos
É necessário submeter os documentos obrigatórios, em “Balcão Académico”, na opção “Requerimentos” → “Submissão de documentos da Matrícula” nas seguintes situações.
Pagamento
No final do processo, o sistema gera automaticamente, em “Balcão Académico” – “Propinas e emolumentos”, os valores a pagar (taxa de inscrição, seguro e propina).
É necessário selecionar os itens a pagar e escolher a forma de pagamento disponível.
Candidatos/as nacionais podem efetuar o pagamento da 1.ª prestação da propina até ao último dia do mês de setembro.
Candidatos/as internacionais devem, obrigatoriamente, efetuar o pagamento da 1.ª prestação da propina, correspondente a 50% do valor total, até ao último dia do prazo de matrícula.
Caso a matrícula seja realizada após o final de setembro, é necessário pagar, até ao final do mês da matrícula, as prestações já vencidas.
Sempre que se pretenda a emissão de fatura/recibo em nome de uma empresa, é necessário, antes de qualquer pagamento, aceder ao “Balcão Académico” e, na área de “Requerimentos” selecionar a opção “Faturação em nome da empresa”.
Deve aguardar que a situação especial (dados da empresa) fique disponível na conta corrente, para que o pagamento possa ser feito dentro do prazo estabelecido.
Certidão de Matrícula e Declaração para o Passe Sub23
O IPS disponibiliza no Inforestudante a certidão de matrícula e a declaração para o passe Sub23 a todos/as os/as estudantes.
Este documento é gratuito, em formato digital, é certificado eletronicamente através de uma chave de acesso e pode ser descarregado sempre que necessário.
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Como obter o documento
Aceder ao Inforestudante
- No menu principal, em “Balcão Académico”, selecionar “Documentos”
- Escolher o curso pretendido (caso existam vários cursos associados)
- Clicar em “Gerar Novo Pedido Documento”
- Na lista de tipos de documentos, selecionar o pretendido na opção “Realizar Pedido”
- Indicar o ano letivo de inscrição para o qual se pretende o certificado
- Finalizar o processo, que irá gerar o documento solicitado
Cartão de Sócio Efetivo da AAIPS
Após concluir a matrícula, é possível ser sócio/a efetivo/a da Associação Académica do IPS, para o ano letivo 2025/2026. Com o cartão de sócio/a da AAIPS, é possível usufruir de descontos em diversos serviços e atividades, dentro e fora dos campi.
Mais informações e pedido de cartão em no site da Associação Académica do IPS.
Cartão do Politécnico de Setúbal
Os/As estudantes podem obter o cartão do Politécnico de Setúbal através da aplicação IPS Campus Digital.
Mais informações aqui.
DOCUMENTOS NECESSÁRIOS
Os documentos devem ser submetidos na área pessoal do/a estudante, em Inforestudante: “Balcão Académico” → “Requerimentos” → “Submissão de Documentos de Matrícula”
Estudantes da União Europeia
Aplicável a candidatos/as colocados/as através do Concurso Nacional de Acesso
- Cartão de Cidadão
Estudante Estrangeiros/as
Estudantes estrangeiros/as sem nacionalidade portuguesa, nem cartão de cidadão (fora da União Europeia):
- Título de Residência ou
- Declaração da AIMA com:
- Residência ininterrupta em Portugal há mais de dois anos (até 1 de janeiro de 2025)
- Indicação do tipo de visto detido
Pré-Requisitos (nos casos aplicáveis)
Comprovativo de realização do Pré-Requisito do Grupo A – Comunicação Interpessoal. Obrigatório para estudantes colocados/as nos seguintes cursos de licenciatura em:
- Enfermagem
- Fisioterapia
- Terapia da Fala
- Tradução e Interpretação de Língua Gestual Portuguesa
Declaração de Terapeuta da Fala: Obrigatória para candidatos/as da licenciatura em Terapia da Fala
CUSTO DA MATRÍCULA
Taxa de Matrícula: 40€
Seguro Escolar: 5€
1.ª Prestação da propina
Estudantes da União Europeia: Consultar regulamento de propinas
Estudantes internacionais: 1.ª prestação da propina corresponde a 50% do valor total da propina.
Como efetuar o pagamento das propinas?
Na ficha de estudante no Inforestudante, aceder ao “Balcão Académico” → “Propinas e Emolumentos”, onde constam os valores associados à matrícula.
CONTACTOS
Em caso de dúvidas ou dificuldades durante o processo de matrícula online, estão disponíveis os seguintes canais de apoio:
Apoio Académico
Para assuntos relacionados com:
- Matrícula online
- Submissão de documentos
- Prazos e regulamentos
Aceder a Apoio Académico → selecionar a opção: “Matrículas – Novos Estudantes”
Apoio Informático
Em caso de:
- Dificuldade com o acesso ao Inforestudante
- Problemas com o nome de utilizador ou palavra-passe
Aceder a Apoio Informático → opção “Dificuldade de Acessos ao Inforestudante”
Associação Académica do IPS (AAIPS)
Para apoio aos/às estudantes, atividades e serviços:
t. 265 415 358
e. geral@aaips.pt
sedevirtual.aaips.pt