
O Politécnico de Setúbal (IPS) acolhe, no próximo dia 25 de fevereiro, a apresentação do livro “A Surdez e a Pessoa com Disfunção Auditiva”, que conta com a presença de Helena Caria, docente da Escola Superior de Saúde (ESS/IPS), que coordenou e é também coautora desta obra interdisciplinar.
A sessão, agendada para as 13h00, na Biblioteca da ESS/ESCE, é promovida pelo Clube de Leitura do IPS, propondo uma conversa sobre este livro recém-lançado onde estão reunidos contributos de especialistas nacionais e internacionais, refletindo a multiplicidade de dimensões que caracterizam a surdez e a experiência da pessoa com disfunção auditiva.
A apresentação, aberta a toda a comunidade académica e ao público em geral, será conduzida por Rita Ponce, investigadora e comunicadora de ciência, pretendendo suscitar uma reflexão sobre a disfunção auditiva e a valorização da pessoa para além da condição clínica, num contributo para uma sociedade mais informada, inclusiva e consciente.
Com uma linguagem clara e acessível, a obra encontra-se estruturada em cinco capítulos, articulando conhecimento técnico-científico rigoroso com abordagens práticas e testemunhos. Explora a dimensão clínica, com os contributos de otorrinolaringologistas e audiologistas; a perspetiva assistencial, social e cultural, envolvendo sociólogos, psicólogos e tradutores de Língua Gestual Portuguesa; e dá também voz aos especialistas em ajudas técnicas e softwares de apoio à comunicação e à tradução.
Docente do Departamento de Ciências Biomédicas e da Vida da ESS/IPS, Helena Caria é doutorada em Biologia-Genética e pós-doutorada em Genética Humana, com trabalho de investigação na área da surdez hereditária.
