
O Politécnico de Setúbal vai acolher, ao longo da próxima semana, o E³UDRES² Autumn Summit 2025, um encontro que reúne participantes das universidades que compõem a Aliança Europeia E³UDRES², bem como de universidades parceiras associadas e especialistas externos.
Ao longo destes cinco dias, são esperados mais de 200 participantes nas mais de 30 atividades programadas, entre reuniões dos órgãos de governança da aliança, workshops temáticos, sessões de networking e sessões de formação.
A reflexão, que tem lugar no final do segundo ano do atual período de financiamento da aliança, vai centrar-se nos processos de trabalho, resultados e próximos passos. Um dos contributos para a discussão estará a cargo de Manuel Heitor, antigo ministro de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, com uma comunicação agendada para terça-feira, dia 23, sobre a temática “Alinhar, Agir, Acelerar: Investigação, Tecnologia e Inovação para impulsionar a competitividade europeia.”
A semana de trabalho contempla igualmente momentos de partilha e cocriação de estratégias para o desenvolvimento da aliança, dos quais se destacam o Fórum de Líderes, a Assembleia Geral E³UDRES² e o Sines Leadership Hackaton, que reúne líderes e parceiros regionais para explorar potenciais sinergias com a E³UDRES² para alargamento da oferta formativa do IPS em Sines.
O projeto E³UDRES² Ent-r-e-novators, financiado pelo programa Horizonte Europa e coordenado pelo IPS, realiza também, no âmbito deste encontro, as suas reuniões finais, bem como os workhops “Open Science, Open Education” e “Citizen Science”, abertos a toda a comunidade IPS mediante pré-inscrição. Recorde-se que o IPS, enquanto entidade coordenadora deste projeto iniciado há três anos, tem tido um papel central no desenvolvimento de um quadro estruturado e integrado de ligação entre os ecossistemas de Investigação, Desenvolvimento e Inovação (ID&I) e do chamado “triângulo do conhecimento” — educação, investigação e inovação — que sustenta a aliança E³UDRES².
Outros dos destaques do programa vai para a exposição “Unissued Diplomas”, que conta a história de estudantes ucranianos que não puderam concluir as suas formações devido ao conflito que decorre no país, contando também com a perspetiva de universidades parceiras ucranianas associadas da E³UDRES².
O programa da semana encerra no centro da cidade de Setúbal, com a presença da E³UDRES² e do projeto E³UDRES² Ent-r-e-novators na Noite Europeia dos Investigadores (NEI).
Toda a programação disponível aqui.